Descubra como a tecnologia na gestão logística pode trazer mais competitividade Descubra como a tecnologia na gestão logística pode trazer mais competitividade

Descubra como a tecnologia na gestão logística pode trazer mais competitividade

4 minutos para ler

Os sistemas integrados de gestão têm se tornado cada vez mais importantes aliados das empresas. Quando falamos da gestão logística, a tecnologia de informação tem sido utilizada como um importante diferencial competitivo nas organizações. No mercado podemos encontrar algumas ferramentas capazes de tratar a disponibilização de dados de forma mais eficiente tal como o ECR (Efficient Consumer Response), o EDI (Electronic Data Interchange), o e os ERPs, que integram todos os outros. Neste artigo, vamos te mostrar as vantagens de trabalhar com o EDI e como ele é capaz de melhorar os seus processos internos, inclusive as relações com clientes e fornecedores. Acompanhe!

Agilidade no processo de vendas

Traduzindo para o português, EDI quer dizer Intercâmbio Eletrônico de Dados. Como este sistema trabalha diretamente na transmissão de informações, toda a rotina da empresa fica mais ágil. O setor comercial acaba sendo um dos principais beneficiados com a utilização desta ferramenta já que toda a coleta, transmissão e processos de comunicação são feitos de forma online, em tempo real. Um dos principais diferenciais que torna o sistema tão interessante, se dá no intercâmbio de transações, como faturas, notas, pedidos, notificações, etc. Tudo isso faz com que os processos fiquem mais ágeis, gerando uma melhoria dos negócios e proporcionando para a sua empresa a capacidade de oferecer vantagens competitivas que farão a diferença em suas operações.

Melhora na gestão logística

O EDI traz a possibilidade de melhorias na logística e na gestão dos processos. Isso acontece uma vez que seus usuários conseguem consultar de qualquer computador conectado à rede informações como o estoque, tempo de produção, disponibilidade de entrega, valores, capacidade de produção, entre outros. O sistema ainda faz com que o número de inconsistências entre pedidos, entregas e recebimentos de mercadorias diminua consideravelmente, permitindo um melhor gerenciamento, inclusive das rotas de transporte.

Redução de custos administrativos

Com este sistema instalado e em uso, consegue-se uma redução significativa de custos administrativos. Isso acontece uma vez que ele trabalha de forma otimizada e integrada e, com isso, é possível manter um estoque real, sem desperdícios e armazenagens improdutivas. O retrabalho tende a cair a zero, uma vez que tudo é feito de forma automatizada. Até o uso de papéis é reduzido com esta implantação.

Mais segurança na transmissão de informações e dados

O EDI é um sistema seguro, capaz de proporcionar maior confidencialidade e segurança nas transmissões. Através dele, sua empresa poderá enviar dados para qualquer parte do mundo com a mesma segurança e agilidade que enviaria para a sala ao lado. Isso ocorre devido às trocas de informações serem feitas através de protocolos de segurança com informações criptografadas.

Vantagem competitiva

Uma empresa que utiliza o EDI tem uma importante vantagem competitiva frente às que não o fazem. Isso acontece já que com ele o empreendimento consegue trabalhar com uma melhor gestão das informações e, consequentemente, adquire maior capacidade de antecipação às mudanças de mercado, agindo de forma mais coordenada.

Como demonstrado, os sistemas ligados à tecnologia da informação são importantes ferramentas no auxílio da redução de custos, agilizando processos e obtendo vantagem competitiva nos negócios. As empresas que os utilizam passam a ser vistas no mercado como um valor interessante de imagem e credibilidade, transformando transações tradicionais em acordos mais modernos. Neste cenário mais ágil e seguro, todos ganham: funcionários, clientes, fornecedores, distribuidores, dentre outros agentes integrados nos processos comerciais.

Pronto para modernizar a forma como sua empresa transmite dados e faz a gestão logística dos produtos? Compartilhe nos comentários suas experiências. Confira também no nosso blog como um bom planejamento contribui para o crescimento da sua empresa. Bons negócios!

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta