Chatbot é um robô de chat, também conhecido por outros nomes como assistente virtual, agente virtual ou, simplesmente, bot, uma abreviação de seu nome. O funcionamento dele se dá por meio da instalação de um software que vai trabalhar e gerenciar a troca de mensagens com os usuários.
Ele pode ser usado em diversos sites, aplicativos populares, como Messenger do Facebook, WhatsApp e Telegram, além de aplicativos proprietários. Tudo isso vai depender da pesquisa que a empresa fez para identificar as necessidades do público-alvo.
Assim, fica claro que o chatbot vai ajudar muito na sua relação com o cliente. Se você quer saber como, continue lendo o nosso post, pois abordaremos as principais vantagens sobre esse recurso incrível!
Auxiliar na jornada de compra
O chatbot pode ser usado para auxiliar os clientes na jornada de compra e melhorar a experiência que tiverem ao entrar em contato com você. Um exemplo disso é o que a Whole Foods fez. A empresa colocou para funcionar um bot no aplicativo de mensagens do Facebook, ajudando seus consumidores a encontrarem quais são os alimentos mais indicados para as receitas.
Tudo o que o cliente precisa fazer é inserir uma palavra-chave ou o emoji de um alimento. Depois disso o bot envia uma resposta com uma dica culinária. Essa ação aumentou a visibilidade da marca e melhorou a jornada de compra do cliente.
Abordar o consumidor de maneira proativa
Nessa área tecnológica, proatividade tem a ver com a antecipação das situações. Assim, no momento que o cliente entrar em contato ou fizer uma pergunta, o chatbot pode responder a questão imediatamente sanando as dúvidas do consumidor. Isso é importante para aproximar o cliente de sua marca. Afinal, ele saberá que, ao entrar em contato, não vai precisar de uma longa espera para obter uma resposta.
Uma característica de alguns chatbots é a capacidade de aprender com as situações. A cada dia que se passa ele poderá se tornar uma ferramenta ainda mais útil na hora de demonstrar a proatividade da sua empresa.
Melhorar os processos internos
A melhoria dos processos internos está relacionada a melhora na produtividade do seu pessoal. Afinal, por meio dele será possível desafogar sua operação e ainda reduzir os custos relacionados a ela. O seu pessoal sentirá a diminuição na quantidade de e-mails e telefonemas. Aumentando a capacidade produtiva.
Otimizar o atendimento
A otimização do atendimento com o uso de chatbot é muito clara. Como já mencionamos, as pessoas poderão ser respondidas de forma instantânea. Com isso, não haverá mais aquela grande fila de espera de clientes aguardando atendimento. Assim, o seu público ficará cada dia mais satisfeito com a sua empresa.
Como vimos, optar por usar um chatbot da forma correta pode trazer muitos benefícios ao seu empreendimento. Afinal, ele será capaz de melhorar a sua relação com os clientes, alavancar as suas vendas e, consequentemente, torná-lo referência no mercado.
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