Descubra como o chatbot ajuda na relação com clientes

4 minutos para ler

Chatbot é um robô de chat, também conhecido por outros nomes como assistente virtual, agente virtual ou, simplesmente, bot, uma abreviação de seu nome. O funcionamento dele se dá por meio da instalação de um software que vai trabalhar e gerenciar a troca de mensagens com os usuários.

Ele pode ser usado em diversos sites, aplicativos populares, como Messenger do Facebook, WhatsApp e Telegram, além de aplicativos proprietários. Tudo isso vai depender da pesquisa que a empresa fez para identificar as necessidades do público-alvo.

Assim, fica claro que o chatbot vai ajudar muito na sua relação com o cliente. Se você quer saber como, continue lendo o nosso post, pois abordaremos as principais vantagens sobre esse recurso incrível!

 

Auxiliar na jornada de compra

O chatbot pode ser usado para auxiliar os clientes na jornada de compra e melhorar a experiência que tiverem ao entrar em contato com você. Um exemplo disso é o que a Whole Foods fez. A empresa colocou para funcionar um bot no aplicativo de mensagens do Facebook, ajudando seus consumidores a encontrarem quais são os alimentos mais indicados para as receitas.

Tudo o que o cliente precisa fazer é inserir uma palavra-chave ou o emoji de um alimento. Depois disso o bot envia uma resposta com uma dica culinária. Essa ação aumentou a visibilidade da marca e melhorou a jornada de compra do cliente.

 

Abordar o consumidor de maneira proativa

Nessa área tecnológica, proatividade tem a ver com a antecipação das situações. Assim, no momento que o cliente entrar em contato ou fizer uma pergunta, o chatbot pode responder a questão imediatamente sanando as dúvidas do consumidor. Isso é importante para aproximar o cliente de sua marca. Afinal, ele saberá que, ao entrar em contato, não vai precisar de uma longa espera para obter uma resposta. 

Uma característica de alguns chatbots é a capacidade de aprender com as situações. A cada dia que se passa ele poderá se tornar uma ferramenta ainda mais útil na hora de demonstrar a proatividade da sua empresa.

 

Melhorar os processos internos

A melhoria dos processos internos está relacionada a melhora na produtividade do seu pessoal. Afinal, por meio dele será possível desafogar sua operação e ainda reduzir os custos relacionados a ela. O seu pessoal sentirá a diminuição na quantidade de e-mails e telefonemas. Aumentando a capacidade produtiva.

 

Otimizar o atendimento

A otimização do atendimento com o uso de chatbot é muito clara. Como já mencionamos, as pessoas poderão ser respondidas de forma instantânea. Com isso, não haverá mais aquela grande fila de espera de clientes aguardando atendimento. Assim, o seu público ficará cada dia mais satisfeito com a sua empresa.

Como vimos, optar por usar um chatbot da forma correta pode trazer muitos benefícios ao seu empreendimento. Afinal, ele será capaz de melhorar a sua relação com os clientes, alavancar as suas vendas e, consequentemente, torná-lo referência no mercado.

Gostou de saber como o chatbot ajuda na relação com clientes? Quer receber assuntos de qualidade como esse no e-mail? Assine nossa newsletter!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário