Descubra as vantagens de se implementar um sistema P2P (Procure to Pay)

5 minutos para ler

Foi-se o tempo em que tudo dentro de uma empresa se resolvia apenas com blocos de anotações e alguns telefonemas. A necessidade de agilidade nos processos e viabilização de um negócio através da redução de custos demanda que novas práticas, processos e métodos cada vez mais eficazes apareçam de tempos em tempos. No ramo das empresas que trabalham com a comercialização de produtos, a bola da vez é o P2P, que promete revolucionar as práticas logísticas no intuito de que os processos sejam cada vez mais eficazes e mais econômicos. E é sobre essa prática que nosso post de hoje vai falar. Confira!

 

Novos conceitos demandam soluções mais eficazes

Supply Chain Management, que a grosso modo significa o alinhamento e integração dos processos logísticos, sejam eles do setor de produção, fornecedores, varejistas ou atacadistas, é um termo que ganhou muita força nos últimos tempos, pois o quadro ideal para os empreendimentos é que todos os que fazem parte da cadeia de suprimentos se beneficiem de alguma forma.

Este conceito surge com o intuito de otimizar a forma de controlar questões como, ponto de pedido, tempo de ressuprimento e estoque de segurança, o que traz vantagens de forma universal. Excelente. Mas ainda faltava algo a ser feito visando soluções para a integração envolvendo vendas, estoque, produção, e controles de compras, que precisava gerar uma sincronia perfeita entre provimento e necessidades.

 

P2P: a solução que faltava

Em inglês, P2P é uma sigla para Procure to Pay ou Purchase to Pay, e estes três caracteres conceituam o processo necessário para obter matérias-primas que o oferecimento ou a produção de um serviço necessitam.

A implementação do P2P implica em estabelecer o controle sistêmico de forma universal de todo o fluxo de materiais a partir de seus processos iniciais, quando os pedidos são realizados no ponto, o encaminhamento ao fornecedor das solicitações, a expedição dos pedidos, a ratificação dos recebimentos, pagamentos, transporte, recepção, verificação das matérias-primas para conferência e o acondicionamento nos estoques da empresa.

 

Benefícios da implementação do P2P no controle de estoques de um empreendimento

  • Reduz as perdas e desperdícios de materiais, tendo em vista que apenas aquilo que é necessário é pedido;

  • Os custos necessários para se manter o estoque diminuem em função da ausência da necessidade de alocação de materiais não utilizáveis por um longo período de tempo,

  • Os materiais se danificam e se deterioram menos, o que também reduz custos, isso em função dos processos de realização do pedido, recebimento, e uso serem bem mais precisos;

  • Por motivos óbvios, a produtividade aumenta e, consequentemente, o faturamento é impactado positivamente, haja visto a redução de custos.

 

Mas como é feita a implementação do P2P?

Tecnologia de Informação, é claro. São tantas variáveis a serem conjugadas, que apenas com a alta capacidade que os softwares mais modernos possuem de processar informações, é que o P2P poderia ser implantado de maneira funcional no intuito de melhorar a operacionalização da gestão de estoques em um negócio.

Como haverá um integração de sistemas entre fornecedor e cliente, é de suma importância que, quando da decisão de se avançar para um processo P2P, escolha-se um parceiro que possa conversar com ambos os sistemas, trocar dados de estoque, forecast, pedidos, avisos de despacho, confirmação de entrega, consumo consignado, entre outros. 

Atualmente, os processos P2P, quando possível, têm trabalhado em conjunto com processos VMI (Vendor Managed Inventory) e VMOI (Vendor Managed and Owned Inventory), a fim de eliminar todas as tarefas manuais do processo de ressuprimento.

É claro que a implantação de um processo P2P ou VMI/VMOI sistema de gestão em uma empresa é um processo complexo de reuniões entre os gestores e a equipe de TI. É por isso que a ORBIT Logisitcs e o Portal VMI lhe convidam a entrar em contato conosco para conversarmos a respeito de suas dúvidas.

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta