Descubra agora como é possível manter a acuracidade de estoque

5 minutos para ler

Uma das maiores responsabilidades para quem gerencia um estoque é manter as informações sobre as quantidades de insumos iguais, tanto no sistema quanto nos depósitos onde o estoque fica armazenado. Para saber como ter isso em equilíbrio, é necessário entender sobre acuracidade de estoque.

A acuracidade de estoque corresponde ao grau de ausência de erros entre o estoque físico e as informações contidas no sistema de controle. Ela mede o grau de conformidade com base nas entradas e saídas do estoque e tem grande importância para tomada de decisões estratégicas, principalmente na cadeia de suprimentos da empresa. Quer entender mais sobre o tema? Confira!

 

Qual a importância da acuracidade de estoque?

É melhor antecipar a aplicação de uma solução do que esperar que um problema aconteça. Um exemplo prático de problema vivenciado nas empresas é: uma linha de produção ficou parada por 3 horas devido a falta de uma matéria-prima. Além da perda de tempo no chão de fábrica, o Setor de Compras precisou adquirir esse insumo muito mais caro do que o preço habitual.

Se a empresa tivesse conhecimento da acuracidade de seu estoque, evitaria esses erros na operação. Além do atraso na esteira, informações divergentes sobre o estoque podem levar a alta gerência a planejar e tomar decisões estratégicas erradas. Mas como manter essa acuracidade? Saiba mais no tópico abaixo!

 

Como manter a acuracidade de estoque?

 

Conte com a disciplina dos colaboradores

Você pode até ser o responsável final pelo gerenciamento do estoque, mas todos os envolvidos na produção têm que dar baixa nos insumos utilizados. A acuracidade de estoque depende justamente dos registros de todas as movimentações, que ocorrem na parte física, no sistema utilizado pela empresa. Dessa forma, a informação de qual é a realidade do estoque será fidedigna. É necessário o comprometimento de todos.

 

Faça um inventário classificando os itens do estoque

Ao fazer o inventário, você pode utilizar a Curva ABC ou categorizar os produtos por grau de popularidade ou venda. Para não interromper a operação com a parada de máquinas ou de funcionários, adote o inventário rotativo. Dessa forma, você fará a contagem a fim de conhecer a acuracidade do estoque em pleno funcionamento.

O rotativo baseia-se na contagem seguindo algum critério, como lote, categoria do produto, itens mais movimentados, valor financeiro ou Curva ABC. Logo, você pode selecionar apenas um contingente de matérias para inventariar em determinado momento.

 

Defina o local de armazenamento da matéria prima

Uma das maiores preocupações quando falamos de eficiência no estoque é como mantê-lo enxuto. Dessa maneira, há maior economia de custos de armazenamento, já que se evita compras de quantidade maiores que as necessárias — que ficariam paradas no estoque —, e faz com que o capital de giro da empresa seja melhor utilizado.

Medir o espaço físico para saber a capacidade de armazenamento também ajudará a não pagar mais do que o previsto, já que os insumos entregues pelos fornecedores podem ser guardados no local destinado a eles. Lembre, ainda, de que o ambiente deve ser seguro e possibilitar o fácil registro de entradas e saídas.

 

Utilize a tecnologia

Substitua o bom e velho Excel por uma ferramenta que integre tanto a gerência como o setor operacional. Ao integrar e automatizar os processos, o funcionamento será melhor tanto internamente, quanto na relação com os fornecedores, já que eles poderão acompanhar a utilização de insumos e enviá-los assim que você atingir o estoque mínimo.

A cadeia de suprimentos da sua empresa terá um melhor desempenho se você investir em práticas simples, mas precisas, de controle de estoque. Assim, o Setor de Vendas saberá quantas encomendas poderão ser feitas a partir da quantidade de produtos finalizados ou em estágio intermediário.

Manter a acuracidade de estoque possibilitará que você otimize seus custos e possa investir tempo em outras atividades tão importantes quanto.

Gostou de saber sobre o assunto, mas ainda tem dúvidas? Nós podemos ajudar! Entre em contato conosco para conhecer como ter menos tarefas manuais, passíveis de erros, e como integrar sua cadeia de suprimentos.

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

 

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796–1755 / 1756
Cel.: (11) 96420–1701

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta