Desafios do gerente de compras na gestão logística

5 minutos para ler

Geralmente relacionada a questões apenas de transporte, a logística é muito mais complexa do que isso. O processo tem a ver com a cadeia de suprimentos de maneira integral, o que quer dizer planejamento de quanto comprar e como armazenar, circulação e distribuição dos produtos, etc. Uma negociação bem feita entre o comprador e o fornecedor diminui custos, bem como os ciclos de mercadorias, favorecendo o aspecto econômico e operacional da empresa.

A logística busca a integração entre os processos, favorecendo que se evite o desperdício, o que é fundamental para a saúde financeira de qualquer negócio. E para saber mais sobre como alinhar esses segmentos, contaremos neste post alguns aspectos fundamentais que devem ser realizados pela gerência de compras pra uma gestão logística mais apurada e benéfica à empresa.

 

Seja flexível em seu gerenciamento

É de extrema importância que o responsável pelo setor de compras se preocupe com a questão logística, assim como de todos os demais processos que envolvem a cadeia de suprimentos. O profissional deve estar aberto a uma nova perspectiva de trabalho. Atualmente, a gestão de processos tem se voltado para a automação de forma completa entre os setores do empreendimento, desta forma, o comprador deve estar sempre atualizado no que diz respeito a formas de otimização do trabalho de forma generalizada. Muitas empresas tem investido em instalação de ERP’s, que são sistemas gestão integralizada da empresa, no qual são controlados desde as finanças, até a demanda por recursos humanos.

Um profissional parado no tempo tem menos visão, perspicácia e sagacidade em funções como comprar, negociar ou participar de pregões. No cenário atual, gerir os processos de aquisição de produtos e materiais na ponta do lápis fica muito mais difícil. A questão da flexibilidade também está vinculada ao trabalho do comprador de forma personificada, pois as dinâmicas do mercado estão em constante mudança, tais como as preferências do fornecedor e dos clientes externos e internos. Se atualizar é quesito fundamental no atual cenário de produção de mercadorias e serviços.

 

Automatize e integre processos com exatidão

A automação de processos não apenas oferece mais segurança e torna a rotina da empresa menos perdulária, mas também a de trabalhar com padrões que envolvem um padrão de alta qualidade. A falta de integração dentro do sistema de trabalho da empresa pode acarretar em negociações que, no pior quadro, podem nem chegar ao conhecimento do comprador. A automatização conduz à padronização dos procedimentos de aquisição de mercadorias, produtos e matérias primas, evita problemas com armazenamento devido um pedido mal feito e, inclusive, inconvenientes com questões fiscais.

 

Tenha mão de obra qualificada

No atual cenário empresarial brasileiro, ainda não existem profissionais suficientes especializados em logística. O mercado atual pede que o colaborador possua noções de infraestrutura, armazenagem, distribuição, economia e transporte. A dinâmica atual pede que pelo menos um dos funcionários que trabalham diretamente com o setor de compras de uma empresa tenha este tipo de capacitação.

Vive-se hoje um contexto em que o conhecimento da cadeia de processos, bem como as operações de sistemas de integração e o foco na qualidade são essenciais para se tornar uma empresa parea à competitividade do mercado. Atualmente, dinamismo e flexibilidade têm se tornado sinônimo de qualidade e economia, o que é fundamental para a sobrevivência de um negócio, seja ele do tamanho que for.

Essas dicas do post ajudarão a ampliar sua capacidade de visão dentro da empresa, incorporando a necessidade de que ter um controle amplo dos demais setores traz um maior domínio sobre as necessidades da empresa. Além de trazer a automatização como um facilitador de grande parte dos processos internos. Ainda tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário e participe da conversa. E para saber mais sobre soluções personalizadas para gerenciamento e monitoramento de processos, entre em contato com a ORBIT Logistics.

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta