De que forma a TI ajuda na gestão de suprimentos?

5 minutos para ler

A Tecnologia da Informação (TI) é um conceito que, atualmente, ultrapassou os limites de um setor restrito e passou a envolver todos os departamentos da empresa, influenciando decisivamente na tomada de decisão.

Apesar dessa abrangência, alguns gestores ainda veem a TI como uma área condicionada à gestão de computadores e o desenvolvimento/instalação de softwares. Desse modo, deixam de notar como é possível fazer uma perfeita integração entre TI e logística!

Caso se interesse pelo assunto, continue a leitura e confira como a TI pode ajudar na gestão de suprimentos de uma organização.

Redução de custos

Hoje em dia, os custos com investimentos em TI estão diminuindo ao invés de crescer. Além disso, os recursos oferecidos estão se tornando cada vez mais fáceis e práticos de usar. Essa maior facilidade de acesso permite que as empresas disponham de mecanismos desenvolvidos para gerir e transferir informações com mais eficiência, agilidade e qualidade.

A transferência e o gerenciamento eletrônico de dados e informações oferecem ao gestor muitas oportunidades de reduzir gastos com processos logísticos, já que é possível coordenar melhor as atividades e aprimorar os serviços, oferecendo informações mais confiáveis e em maior quantidade ao cliente.

Eficiência operacional

Na mesma medida em que a Tecnologia da Informação se desenvolve, aperfeiçoando mais e ampliando sua capacidade de armazenamento, ela gera reduções relevantes de custos e de espaço. Uma das principais características das novidades tecnológicas é a compactação aliada à maior eficiência.

As empresas que sabem aproveitar essas oportunidades desenvolvem operações logísticas com um nível de qualidade muito maior. O desenvolvimento dessas atividades beneficia-se, por exemplo, da redução significativa da burocracia e das falhas habituais nos processos manuais.

Documentos não precisam ser mais redigidos à mão: são gerados eletronicamente por meio do uso de softwares que criam uma rede integrada de informações, interligando todos os setores que participam da cadeia de suprimentos. Além disso, essas informações são atualizadas em tempo real, evitando erros por causa de dados defasados.

Naturalmente, com softwares controlando as operações e o acesso a informações detalhadas e seguras, o gestor pode tomar decisões mais precisas e confiáveis.

Maior comunicação e integração

As operações logísticas exigem um nível de integração e comunicação muito elevado para evitar erros e desperdícios. Algumas operações que podem se beneficiar desse processo são:

  • Registro de pedidos;
  • Integração entre a área de vendas e de estoque;
  • Comunicação entre o departamento financeiro e a armazenagem;
  • Transparência no relacionamento entre o setor de compras, o estoque e os fornecedores;
  • Integração com os centros de distribuição e transporte.

Sem a devida comunicabilidade e integração entre os setores internos e o meio externo, a gestão de suprimentos certamente sofrerá graves prejuízos. A Tecnologia da Informação contorna todas essas dificuldades oferecendo softwares e aplicativos que unificam todos os departamentos da empresa e permitem a comunicação ininterrupta e móvel.

Além dos programas na nuvem, que não precisam ser instalados, ainda existem diversos aplicativos que podem ser acessados de dispositivos compactos, de qualquer lugar e a qualquer hora.

Em um mundo cada vez mais globalizado, a TI permite às empresas acompanhar o ritmo veloz e moderno da sociedade e, especialmente, do mundo dos negócios.

CRM otimizado

O relacionamento com o cliente também se beneficia com as inovações proporcionadas pela TI. Toda empresa precisa se esforçar bastante para desenvolver serviços e oferecer produtos que satisfaçam o cliente moderno. O consumidor, em geral, deseja adquirir um produto personalizado, exclusivo.

Com as informações oferecidas pela Tecnologia da Informação, a empresa pode se dedicar a aprimorar seu CRM, ou seja, desenvolver as melhores estratégias a fim de captar e fidelizar o maior número possível de clientes.

E você, já aproveita sabiamente tudo o que a TI proporciona para otimizar a sua gestão de suprimentos? As operações logísticas da empresa em que trabalha ainda envolvem muitos custos? Deixe seu comentário nos contando sua opinião!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta