Em uma realidade de alta competitividade e exigências cada vez mais específicas dos clientes, as empresas necessitam investir no relacionamento para fidelizarem quem acreditou em determinado momento em um serviço ou produto. Nesse caso, o customer experience faz uma grande diferença.
A experiência do cliente deve ser incrível, mas nada acontece da noite para o dia. São necessários investimentos e treinamentos. Você conhece essa tendência? É o que vamos mostrar neste post. Confira!
Descubra o que é o customer experience
O conceito de customer experience é explicado, na prática, por todas as etapas de interações entre uma empresa e seus clientes, com foco na resolução dos problemas.
Dentro dessa premissa, acontece a jornada do consumidor alicerçada não só nos produtos e serviços, mas na conquista e fidelização por meio da valorização de quem está comprando.
Assim, as interações devem ser valorizadas tanto no ambiente online quanto no físico. Dessa maneira, é preciso ir além do que simplesmente um obrigado após uma compra.
O consumidor deve se sentir motivado a voltar. Para isso, o customer experience se envolve com os desejos dos clientes, interage, mantém contato, analisa informações, enfim, trata-se de um investimento com foco no relacionamento.
Conheça os benefícios do customer experience
Ao valorizar seus clientes, a sua marca ou empresa estará sempre sendo lembrada, ou seja, a probabilidade de fidelização aumenta consideravelmente.
Com isso, haverá uma maior demanda para ser atendida, isto é, o índice de lucratividade certamente vai melhorar.
A empresa se destaca diante da concorrência e pode ser escolhida mesmo se apresentar um preço mais elevado em determinado produto ou serviço.
No entanto, a introdução de uma cultura de customer experience não acontece como um passo de mágica. São necessários investimentos, como veremos agora.
Aprenda como valorizar o relacionamento com os clientes
A primeira dica para a sua empresa ter os clientes sempre por perto é manter produtos e serviços de qualidade, sempre com foco nas exigências do seu público-alvo.
Depois, capacite os colaboradores e crie um padrão de atendimento e uma ambientalização que estejam sintonizados a solucionar as dores do consumidor. Afinal, as pessoas querem praticidade.
Valorize o cumprimento dos prazos nas entregas, faça um atendimento diferenciado e crie campanhas que sensibilizem os consumidores a confiarem em sua empresa.
Nesse processo, a tecnologia é uma grande aliada. Você pode investir em marketing de conteúdo, cartões de fidelidade, digitalização das operações comerciais, na criação de novos produtos e serviços, no gerenciamento dos recursos etc.
Mas os resultados só aparecerão se houver uma análise criteriosa sobre os dados.
Veja a importância das métricas
A utilização de métricas é fundamental para sua empresa colher os resultados do customer experience. Elas avaliam como os clientes estão se sentindo, quais são os desejos, o que está indo bem e o que precisa melhorar.
Para conseguir obter os dados, metodologias são utilizadas, tais como:
Net Promoter Score: trata-se de uma métrica que faz aquela famosa pergunta: de 0 a 10, qual a possibilidade de você indicar a empresa a um amigo?
Customer Effort Score (CES): analisa quanto um cliente tem que se esforçar para realizar uma compra com a empresa. Quanto mais difícil for a interação, menor será a satisfação.
Rating: é uma pesquisa que mede a satisfação dos clientes por meio de estrelinhas ou smileys (rostos sorridentes ou tristes).
Além dessas, existem inúmeras outras métricas e estratégias que avaliam o customer experience. Inclusive, você pode criar uma própria ou até mesmo sempre ficar de olho nas compras realizadas, nas desistências e tráfego em suas páginas.
Ao valorizar os clientes, certamente a sua empresa se destacará no mercado, aproveitando todas as oportunidades com foco no sucesso!
E você, gostou do nosso post? Então compartilhe agora mesmo em suas redes sociais e leve conteúdo de qualidade aos seus amigos e familiares!
0 comentários