Customer automation management: o que é, como funciona e mais!

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A automação de processos já é uma realidade presente em empresas de diversos portes e ramos de atuação. Naturalmente, esse modelo chegou também nas atividades ligadas ao relacionamento com o cliente. O customer automation management é uma dessas iniciativas criadas para melhorar a comunicação e o atendimento.

Esse é um aspecto que afeta diversas áreas do negócio e tem impacto direto sobre a lucratividade. Por esse motivo, é fundamental promover práticas que ajudam a consolidar essa relação com o mercado e agregar valor ao cliente.

Continue com a leitura deste post para saber mais detalhes sobre assunto e quais são as principais vantagens. Confira!

O que é customer automation management?

Para entender esse conceito devemos pensar em todas as etapas executadas no atendimento ao cliente. Esse processo começa com o envio da proposta até o pagamento da fatura quando o produto é entregue.

Todas essas atividades fazem parte de um ciclo chamado de Order to Cash, que engloba desde o pedido até a entrada de receitas. Portanto, faz sentido que para receber o mais rápido possível é do interesse da sua empresa que esse ciclo seja concluído com agilidade.

É nesse cenário que o customer automation management pode ser introduzido dentro da organização. Suponha que, para que uma empresa do setor industrial receba solicitações de seus clientes, ela depende de e-mail.

Essa é uma atividade que toma tempo, pois requer uma ação manual de um profissional da equipe para realizar essa conferência. Não seria mais simples se essa indústria contasse com uma plataforma automatizada na qual os seus clientes pudessem registrar os seus pedidos?

Com esse tipo de transação, é possível dispor de informações como:

  • especificações técnicas;
  • quantidade de mercadorias;
  • data da necessidade ou entrega;
  • preferências quanto ao tamanho do lote.

Esse é apenas um exemplo, pois um dos benefícios do customer automation management é a possibilidade de otimizar toda a cadeia de suprimentos.

Qual é a importância deste processo?

A automação do atendimento ao cliente tende a ser vista como uma solução para as empresas que buscam otimizar essa transação. O seu objetivo é limitar ações manuais para que o fluxo de fornecimento seja mantido sem interrupções.

Estamos falando de uma ferramenta integrada que fornece as funcionalidades adequadas para o processamento de pedidos, a distribuição de mercadorias e a gestão de contas a receber.

O seu objetivo é eliminar erros que poderiam afetar o faturamento dos pedidos, o recebimento dos produtos e gerar a insatisfação entre os clientes.

Quais são as principais vantagens?

No cotidiano de uma empresa, a gestão do tempo é um dos principais fatores para o ganho de eficiência. Para isso, a equipe não pode depender de lançamentos manuais para executar as suas funções.

É nessas condições que a maioria dos erros são cometidos, o que leva ao retrabalho, atrasos no atendimento e causa de aumento dos custos. Com isso, os sistemas de automação:

  • reduzem os custos da operação;
  • tornam o processo mais eficiente;
  • eliminam tarefas redundantes e repetitivas;
  • geram o aumento da satisfação dos clientes;
  • minimizam a incidência de erros e inconsistências;
  • ampliam a flexibilidade para lidar com demandas urgentes; e
  • permitem que a equipe dedique-se a atividades de caráter estratégico.

É importante reconhecer que, para que o seu negócio continue a crescer, é fundamental que a busca pela inovação faça parte da cultura da empresa. Sem a adesão e o comprometimento da equipe, nem mesmo as ferramentas mais avançadas vão conquistar os resultados esperados.

Por isso, considere o customer automation management como parte de um processo de evolução com o intuito de aumentar a sua competitividade. Esse é o primeiro passo para minimizar os riscos e aprimorar o atendimento.

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