Você sabe o que é Cross Border? Tire suas dúvidas aqui!

3 minutos para ler

Cross Border é um termo empregado para definir as operações comerciais de exportação. Ou seja, é o processo que permite que as empresas ofereçam seus produtos em outros países. Essa é uma tendência muito forte no mercado online, pois possibilita que as organizações alcancem um público diferenciado.

Para que a estratégia traga os resultados esperados, é necessário planejamento e análise de mercado, entre outras questões. O controle da operação não está apenas com a empresa, pois é preciso firmar parcerias para que os produtos cheguem com velocidade aos consumidores estrangeiros.

Neste artigo, mostraremos como garantir uma operação eficiente de Cross Border. Confira nossas sugestões!

Conheça as formas de exportação

O primeiro passo é conhecer os tipos de exportação e saber como a logística funcionará. A operação pode acontecer da forma direta ou indireta, sendo importante entender os detalhes de cada modelo para compreender as implicações legais e os procedimentos que serão necessários.

Na exportação direta, a empresa é responsável por todo o processo de envio para o consumidor final. Ela oferece a isenção de alguns impostos de transporte, como IPI. A exportação indireta é mais praticada no mercado, trazendo algumas vantagens para o negócio. Nesse modelo, os produtos são adquiridos por empresas nacionais intermediadoras, que ficam responsáveis pelo processo.

Acerte na escolha dos produtos

Para ter sucesso nesse tipo de operação, é fundamental saber se os seus produtos geram apelo no país de destino. Desse modo, é preciso realizar uma pesquisa para identificar as preferências do público onde o mercado será penetrado. O ideal é avaliar outros aspectos que também podem interferir nas vendas, como a ocorrência de sazonalidade, os principais concorrentes, o investimento necessário e a compatibilidade com a cultura da região.

Encontre parceiros confiáveis

Quando o modelo escolhido é o de exportação indireta, é preciso encontrar parceiros confiáveis de negócio, pois isso ajuda a qualificar a operação e garantir uma entrega eficiente para os clientes. Desse modo, é fundamental criar um processo de seleção de fornecedores estruturado, pesquisando as referências dessas empresas, avaliando a compatibilidade da cultura e os valores organizacionais e mantendo o foco na relação custo-benefício.

Defina seu orçamento

O sucesso de um processo depende, entre outros fatores, de um bom planejamento financeiro e um orçamento definido de forma correta. Ao exportar os produtos, a empresa terá custos extras que devem ser contabilizados. Portanto, é essencial analisar todos esses pontos para entender quais taxas alfandegárias e outros custos serão necessários. Depois desse cálculo, é possível precificar as mercadorias para evitar prejuízos e valores defasados.

Neste artigo, mostramos o que é o Cross Border e trouxemos dicas para manter a eficiência nessa operação. Muitas empresas têm enxergado nele uma excelente oportunidade de ampliar os negócios, aumentar o público e tornar a marca reconhecida em diversos locais. Essa tendência impacta o mercado logístico, tanto pelo lado de quem precisa contratar esse serviço quanto para quem tem necessidade de melhorar os seus processos internos.

Gostou de conhecer mais sobre este assunto? Então, aproveite para assinar nossa newsletter e receba outras informações importantes para a sua empresa!

Posts relacionados

Deixe uma resposta