Controle de estoque: conheça 10 indicadores

Os proprietários de empresas, independente do tamanho, sabem que o estoque é algo que custa muito dinheiro, mas nem todos são proativos o suficiente para estabelecer de onde esses custos vêm e como medir o seu impacto. O estoque é um ativo da empresa, e como tal, deve ser gerido com base em vários critérios. Quando os empreendimentos procuram medir o seu desempenho em relação ao controle de estoques, eles devem estabelecer os seus indicadores chave de desempenho, comumente referidos também como KPIs.

Esses indicadores chave de desempenho permitem as empresas não só gerir melhor o seu estoque, mas também melhor estabelecer as prioridades dentro de suas práticas de gestão de inventário. Além disso, esses indicadores de desempenho também são usados para medir o quão bem os gerentes usam isolar os custos e atenuar os seus efeitos. E para te falar mais sobre esses indicadores, listamos 10 no post de hoje para você usá-los em seu controle. Acompanhe!

1 – Pedidos Perfeitos

Mede a quantidade de pedidos entregues sem avarias ou quaisquer tipos de reclamações por parte dos clientes. Pode ser medido de forma semestral, mensal, ou de acordo com um grupo de clientes atendidos.

2 – Pedidos ou coletas feitas no prazo acordado

Como o próprio nome já diz, é uma métrica importante para medir o número de pedidos realizados dentro do prazo de acordo com o combinado com o solicitante. O período e o grupo envolvido podem variar de acordo com as decisões do gestor, podendo também envolver as transportadoras em questão.

3 – Custo de transporte em relação à quantidade de vendas

Aponta o impacto com os custos logísticos envolvendo o transporte em relação aos lucros obtidos com as vendas de produtos ou serviços. Normalmente, a medição desse indicador é feita de forma mensal.

4 – Custo com Não Conformidades no transporte das mercadorias

Mede os custos totais com Não Conformidades envolvendo os transportes de mercadorias, assim como os gastos com as soluções tomadas para reparar o problema, como contratação de serviços de entregas expressas, por exemplo. Normalmente, essa medição é também feita mensalmente.

5 – Avarias sofridas pelas mercadorias no transporte

Outro indicador a ser medido mensalmente e que traz o título de forma autoexplicativa. Ideal para que decisões a serem tomadas a respeito da forma de manuseio sejam reavaliadas com a finalidade de evitar prejuízos.

6 – Utilização da Capacidade de Carga dos meios de transporte

Esse indicador serve para medir se a capacidade de carga dos caminhões, baús de motocicletas, entre outros, estão sendo utilizados de forma bem aproveitada. A medição deve ser monitorada a cada embarque, e um consolidado mensal deverá ser calculado. O cálculo, nesse caso, é realizado em cm³ ou a unidade de medida mais adequada para o seu negócio.

7 – Tempo de Ciclo do Pedido

Conhecido também como Order Cycle Time, esse indicador serve para medir o tempo em que o pedido é concluído a partir do momento em que o pedido é confirmado até ele ser entregue ao cliente. Pode ser medido em hora, dias, semanas, meses ou até mesmo de acordo com a linha de produto ou serviço envolvido.

8 – Ciclo de Logística Reversa

Nesse caso, a medição é feita a partir da identificação da necessidade do retorno do produto ao estoque, seja por avaria relatada pelos clientes ou outra situação similar, até o devido encaminhamento para a troca, descarte, conserto, etc. Mensalmente, deve ser verificado para que as decisões a respeito da disponibilização de espaço para tal fim sejam feitas da melhor forma possível.

9 – Custos com a Logística Reversa

Complementando o tópico anterior, esse indicador mede os gastos com transportes, embalagens e todos os demais custos, com relação ao total de vendas realizadas no que diz respeito aos produtos que retornam para a cadeia de suprimentos. Medição mensal de acordo com os parâmetros citados no Ciclo de Logística Reversa.

10 – Índice de Atendimento do Pedido

Trata-se da porcentagem de pedidos de clientes que foram satisfeitos de acordo com a quantidade de mercadorias disponíveis em estoque. É uma ótima forma de conhecer a capacidade do estoque de atender as demandas, inclusive quais são os pedidos junto aos fornecedores que podem ser aumentados ou diminuídos. Normalmente medido de forma mensal, é também conhecido como Order do Fill Rate na linguagem logística.

Independentemente do tamanho da sua empresa, tomar ou medir esses indicadores irão criar práticas de controle de estoque mais eficientes. O foco está em identificar os custos que afetam o lucro bruto de uma empresa e os demais impactos causados na saúde financeira. Ao fixar esses indicadores, certifique-se de combiná-los ao modelo de negócios de sua empresa. Se o seu empreendimento é construído sobre padrões de demanda dos clientes de forma cíclica e sazonal, talvez o primeiro indicador de desempenho fundamental no valor do estoque mensal deverá ser estendido para medir o valor de forma trimestral.

Seja qual for o caso, os principais indicadores de desempenho permitem as empresas identificarem imediatamente as questões de interesse e serem proativas em enfrentá-las. E você, ainda tem alguma dúvida ou quer deixar algum questionamento? Então comente o post e participe da conversa.

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

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