As transformações digitais trouxeram novos hábitos de compra que hoje moldam o comportamento de quem chamamos de consumidor 4.0.
Entender quem é esse cliente é essencial antes de qualquer investimento para se adaptar ao mercado e oferecer toda a facilidade que ele procura.
Neste texto vamos explicar quem é o consumidor 4.0 e o que fazer para melhorar a experiência de compra dele.
Ficou interessado? Leia o artigo completo para saber mais.
A evolução do consumidor
O consumidor, que é o alvo principal de cada empresa, nem sempre foi o centro das atenções das organizações.
Antes as preocupações das empresas eram o produto e a produção, conforme foi aumentando a concorrência, o consumidor passou a ter opções. Foi aí que o marketing recebeu mais atenção.
Com a chegada da internet e dos celulares na década de 90, os consumidores passaram a receber muito mais informações e trocas de experiências. E a demanda por produtos mais personalizados cresceu.
A partir de 2010, as tecnologias da indústria 4.0 trouxeram mais mudanças no modo de consumir e em consequência de se vender.
Desse fenômeno surgiu o Consumidor 4.0, que já buscava uma experiência mais individual, mas agora está bem conectado às redes e busca facilidades de compra e agilidade.
Quem é o consumidor 4.0?
Se você já viu um anúncio numa rede social, comparou preços de produtos em sites, efetuou compra online, após optou por retirar na loja e postou nos stories o quanto gostou do produto… Parabéns, você é um consumidor 4.0!
O consumidor 4.0 tem como características:
- Alta familiaridade com o meio digital;
- Tem origem global (diversidade);
- Estão atentos às ações sustentáveis;
- Deseja liberdade na experiência de compra;
- Quer aumentar seus ganhos;
- Gosta de agilidade.
Para atender a esses novos hábitos, as empresas precisam adotar medidas flexíveis e investir em meios de facilitar os processos de compras e entregas.
Como oferecer uma melhor experiência de compra para o consumidor 4.0?
Já ficou claro que o consumidor 4.0 espera ter o máximo de liberdade, vantagem e rapidez possível na hora da aquisição de um serviço ou produto.
E para tornar esse processo o mais satisfatório as empresas devem explorar as seguintes estratégias:
- Estar presente em canais digitais onde o público-alvo de interesse está, e respondê-los no mesmo canal o qual eles se comunicarem;
- Buscar sempre melhoria na agilidade das respostas e entregas daquilo que o seu cliente deseja e precisa;
- Ganhar autoridade e manter a confiança dos clientes;
- Gerar valor de forma constante nos produtos e serviços, com foco na necessidade do público;
- Investir nas tecnologias que facilitam a conhecer o consumidor 4.0, atendê-lo superando suas expectativas e garantir sua segurança no mundo digital.
As soluções digitais estão cada vez mais acessíveis às empresas para que elas possam se adaptar ao máximo aos novos hábitos de consumo.
A aprendizagem contínua é de grande valor para os negócios que querem ir além do consumidor 4.0 e se antecipar para a transição deste para o cliente 5.0.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!
0 comentários