Consumidor 4.0 e a experiência de compra

3 minutos para ler

As transformações digitais trouxeram novos hábitos de compra que hoje moldam o comportamento de quem chamamos de consumidor 4.0. 

Entender quem é esse cliente é essencial antes de qualquer investimento para se adaptar ao mercado e oferecer toda a facilidade que ele procura.

Neste texto vamos explicar quem é o consumidor 4.0 e o que fazer para melhorar a experiência de compra dele. 

Ficou interessado? Leia o artigo completo para saber mais. 

A evolução do consumidor

O consumidor, que é o alvo principal de cada empresa, nem sempre foi o centro das atenções das organizações. 

Antes as preocupações das empresas eram o produto e a produção, conforme foi aumentando a concorrência, o consumidor passou a ter opções. Foi aí que o marketing recebeu mais atenção.

Com a chegada da internet e dos celulares na década de 90, os consumidores passaram a receber muito mais informações e trocas de experiências. E a demanda por produtos mais personalizados cresceu. 

A partir de 2010, as tecnologias da indústria 4.0 trouxeram mais mudanças no modo de consumir e em consequência de se vender

Desse fenômeno surgiu o Consumidor 4.0, que já buscava uma experiência mais individual, mas agora está bem conectado às redes e busca facilidades de compra e agilidade

Quem é o consumidor 4.0? 

Se você já viu um anúncio numa rede social, comparou preços de produtos em sites, efetuou compra online, após optou por retirar na loja e postou nos stories o quanto gostou do produto… Parabéns, você é um consumidor 4.0!

O consumidor 4.0 tem como características: 

  • Alta familiaridade com o meio digital;
  • Tem origem global (diversidade);
  • Estão atentos às ações sustentáveis;
  • Deseja liberdade na experiência de compra;
  • Quer aumentar seus ganhos;
  • Gosta de agilidade.

Para atender a esses novos hábitos, as empresas precisam adotar medidas flexíveis e investir em meios de facilitar os processos de compras e entregas. 

Como oferecer uma melhor experiência de compra para o consumidor 4.0?

Já ficou claro que o consumidor 4.0 espera ter o máximo de liberdade, vantagem e rapidez possível na hora da aquisição de um serviço ou produto

E para tornar esse processo o mais satisfatório as empresas devem explorar as seguintes estratégias

  • Estar presente em canais digitais onde o público-alvo de interesse está, e respondê-los no mesmo canal o qual eles se comunicarem;
  • Buscar sempre melhoria na agilidade das respostas e entregas daquilo que o seu cliente deseja e precisa;
  • Ganhar autoridade e manter a confiança dos clientes;
  • Gerar valor de forma constante nos produtos e serviços, com foco na necessidade do público;
  • Investir nas tecnologias que facilitam a conhecer o consumidor 4.0, atendê-lo superando suas expectativas e garantir sua segurança no mundo digital.

As soluções digitais estão cada vez mais acessíveis às empresas para que elas possam se adaptar ao máximo aos novos hábitos de consumo.

A aprendizagem contínua é de grande valor para os negócios que querem ir além do consumidor 4.0 e se antecipar para a transição deste para o cliente 5.0.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe um comentário