Conheça os sistemas de armazenagem mezanino Conheça os sistemas de armazenagem mezanino

Conheça os sistemas de armazenagem mezanino

4 minutos para ler

A grande preocupação das empresas atualmente é a falta de espaço, ainda mais quando o assunto é a armazenagem dos produtos.

Os negócios em constante crescimento adquirem mais matérias-primas e produzem quantidades maiores de mercadorias, e, muitas vezes, o espaço físico existente não suporta o aumento da demanda, o que, consequentemente, impossibilita uma gestão de estoques adequada. 

Assim, é natural que as empresas pensem em investir em espaços maiores. No entanto, isso pode não ser necessário, já que existem no mercado alternativas para aumentar a capacidade dos armazéns de forma simples e prática, como os estoques organizados em mezaninos.

No post de hoje, vamos falar sobre essa solução e mostrar quais as vantagens dos sistemas de armazenagem mezanino para o seu negócio. Acompanhe e confira!

O que é um mezanino?

O mezanino é um tipo de plataforma que amplia a área útil das construções, sendo muito utilizado na arquitetura para o desenvolvimento de soluções de baixo custo.

Esse modelo de plataforma funciona como um piso intermediário que possui uma escada para dar acesso ao nível superior de uma construção.

O que são sistemas de armazenagem mezanino?

Esses sistemas compreendem estruturas de armazenagem vertical que são muito utilizadas em edificações que possuem o pé direito alto. Com um mezanino, é possível duplicar ou triplicar a superfície dos espaços. Para tanto, as estruturas são construídas em metal de alta resistência a fim de suportar o peso.

O mezanino é uma excelente alternativa para armazenar matérias-primas, produtos acabados, embalagens e produtos a granel e até mesmo para instalar o escritório do setor administrativo, pois, assim, os funcionários ficarão em um nível mais alto, podendo acompanhar toda a movimentação da empresa.

Quais as vantagens dos sistemas de armazenagem mezanino?

Os sistemas de armazenamento em mezaninos proporcionam muitas vantagens, como:

  • Aumento do espaço para estoque: aproveitam a metragem já existente e, assim, criam mais espaços para armazenamento;
  • Redução de gastos: oferecem baixo custo de implementação, se comparados a outras alternativas presentes no mercado;
  • Fácil implantação: envolvem uma instalação simples e ágil, possibilitando ganhos de produtividade na operação;
  • Flexibilidade: possibilitam que a estrutura seja montada em um local e, depois, desmontada e removida para outro espaço, conforme a melhor adequação para o layout da empresa;
  • Alta durabilidade: fornecem possibilidade de longa duração, uma vez que os mezaninos são geralmente feitos em estruturas de metal, sendo mais resistentes a peso, impactos e agentes químicos do que outros materiais. 

Cuidados na instalação de sistemas de armazenagem mezanino

Alguns pontos precisam de atenção na hora de implantar sistemas de armazenagem mezanino. A seguir, conheça alguns deles:

  • Opte sempre por materiais resistentes e que sejam à prova de fogo. Evite utilizar madeira, pois, esse material pode ceder, dependendo do peso armazenado, e também porque não é resistente a roedores, umidade e, claro, a fogo;
  • Analise e escolha empresas confiáveis no mercado para executar a instalação do seu sistema. Desse modo, você evita futuras dores de cabeça;
  • Estude a estrutura do piso antes de implantar o sistema de mezanino, pois, dependendo do peso, a estrutura do prédio pode não aguentar a instalação.

Como você viu, os sistemas de armazenagem mezanino são ótimas opções para locais onde há necessidade de otimizar espaços de estoque, de forma rápida e inteligente, e ainda ter ganho de produtividade na operação.

Gostou de saber mais sobre os sistemas de armazenagem mezanino? A sua empresa já utiliza essa solução? Compartilhe o seu conhecimento com a gente deixando um comentário no post de hoje!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta