Conheça os sistemas de armazenagem mezanino

por | 05/03/2017

4 minutos para ler

A grande preocupação das empresas atualmente é a falta de espaço, ainda mais quando o assunto é a armazenagem dos produtos.

Os negócios em constante crescimento adquirem mais matérias-primas e produzem quantidades maiores de mercadorias, e, muitas vezes, o espaço físico existente não suporta o aumento da demanda, o que, consequentemente, impossibilita uma gestão de estoques adequada.

Assim, é natural que as empresas pensem em investir em espaços maiores. No entanto, isso pode não ser necessário, já que existem no mercado alternativas para aumentar a capacidade dos armazéns de forma simples e prática, como os estoques organizados em mezaninos.

No post de hoje, vamos falar sobre essa solução e mostrar quais as vantagens dos sistemas de armazenagem mezanino para o seu negócio. Acompanhe e confira!

 

Leia também: Entenda como funciona o sistema OTC (Order to Cash)

O que é um mezanino?

O mezanino é um tipo de plataforma que amplia a área útil das construções, sendo muito utilizado na arquitetura para o desenvolvimento de soluções de baixo custo.

Esse modelo de plataforma funciona como um piso intermediário que possui uma escada para dar acesso ao nível superior de uma construção.

O que são sistemas de armazenagem mezanino?

O que são sistemas de armazenagem mezanino?

Esses sistemas compreendem estruturas de armazenagem vertical que são muito utilizadas em edificações que possuem o pé direito alto. Com um mezanino, é possível duplicar ou triplicar a superfície dos espaços.

Para tanto, as estruturas são construídas em metal de alta resistência a fim de suportar o peso.

O mezanino é uma excelente alternativa para armazenar matérias-primas, produtos acabados, embalagens e produtos a granel e até mesmo para instalar o escritório do setor administrativo, pois, assim, os funcionários ficarão em um nível mais alto, podendo acompanhar toda a movimentação da empresa.

Leia também: Saiba o que é Reposição Periódica

 

Quais as vantagens dos sistemas de armazenagem mezanino?

Quais as vantagens dos sistemas de armazenagem mezanino?

Os sistemas de armazenamento em mezaninos proporcionam muitas vantagens, como:

  • Aumento do espaço para estoque: aproveitam a metragem já existente e, assim, criam mais espaços para armazenamento;
  • Redução de gastos: oferecem baixo custo de implementação, se comparados a outras alternativas presentes no mercado;
  • Fácil implantação: envolvem uma instalação simples e ágil, possibilitando ganhos de produtividade na operação;
  • Flexibilidade: possibilitam que a estrutura seja montada em um local e, depois, desmontada e removida para outro espaço, conforme a melhor adequação para o layout da empresa;
  • Alta durabilidade: fornecem possibilidade de longa duração, uma vez que os mezaninos são geralmente feitos em estruturas de metal, sendo mais resistentes a peso, impactos e agentes químicos do que outros materiais.

Cuidados na instalação de sistemas de armazenagem mezanino

Cuidados na instalação de sistemas de armazenagem mezanino

Alguns pontos precisam de atenção na hora de implantar sistemas de armazenagem mezanino. A seguir, conheça alguns deles:

  • Opte sempre por materiais resistentes e que sejam à prova de fogo. Evite utilizar madeira, pois, esse material pode ceder, dependendo do peso armazenado, e também porque não é resistente a roedores, umidade e, claro, a fogo;
  • Analise e escolha empresas confiáveis no mercado para executar a instalação do seu sistema. Desse modo, você evita futuras dores de cabeça;
  • Estude a estrutura do piso antes de implantar o sistema de mezanino, pois, dependendo do peso, a estrutura do prédio pode não aguentar a instalação.

Conclusão sobre mezaninos para armazenagem

Como você viu, os sistemas de armazenagem mezanino são ótimas opções para locais onde há necessidade de otimizar espaços de estoque, de forma rápida e inteligente, e ainda ter ganho de produtividade na operação.

 

Gostou de saber mais sobre os sistemas de armazenagem mezanino? A sua empresa já utiliza essa solução? Compartilhe o seu conhecimento com a gente deixando um comentário no post de hoje!

 

A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, siga nos no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!

 

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *