Conheça os principais desafios da gestão de estoque da sua empresa Conheça os principais desafios da gestão de estoque da sua empresa

Conheça os principais desafios da gestão de estoque da sua empresa

4 minutos para ler

A gestão de estoque, aos poucos, tem sido reconhecida como uma área essencial para os bons resultados em compras, vendas, logística e financeiro de uma empresa. Os gestores têm percebido como o controle dessa área pode afetar outras rotinas e têm buscado meios de aprimorar o gerenciamento.

Contudo, apesar de sua importância, essa área ainda apresenta grandes desafios em termos de melhorias e modernização. Quer saber quais são eles? Então confira agora mesmo!

Falta de mão de obra qualificada

Esse é um dos problemas que grande parte das empresas enfrentam — infelizmente, não só na área de gestão de estoque. Além dos profissionais capacitados para realizar as atividades mais operacionais, essa área carece de analistas experientes que consigam oferecer um suporte adequado à gestão, desenvolvendo análises e auxiliando em projetos que visam aprimorar o setor.

Se o mercado não oferece esses profissionais, vale a pena investir em algum talento interno, desenvolvendo-o e capacitando-o para que possa contribuir agregando informações importantes e mais conhecimento. Isso é ainda mais válido no caso de colaboradores que já conhecem bem a rotina interna do setor.

Processos manuais

Muitas empresas ainda contam com processos manuais para a realização de suas atividades. Isso quer dizer excesso de planilhas e muitos controles, mas uma gestão ineficiente. Tudo isso sem contar com o risco da perda de informações importantes, perda de produtividade, alto índice de retrabalho e pouco suporte ao processo de tomada de decisões.

Para uma gestão de estoque mais eficiente, vale a pena investir em um sistema de gestão que, além de controlar automaticamente diversas atividades, traz maior confiabilidade ao processo e ainda permite a geração de relatórios que podem ser utilizados para criar indicadores bem mais construtivos.

Informação descentralizada

Esse é um problema que, muitas vezes, tem origem na execução dos processos manuais. Com esses controles dispersos, várias informações importantes — e que, em alguns casos, deveriam estar consolidadas — acabam sendo arquivadas em locais diferentes e deixando de ser utilizadas. Isso implica em falta de conhecimento e em gestão precária, que não possui dados suficientes e relacionados para permitir decisões mais assertivas.

Nesse caso, a implementação de um sistema de gestão também resolve grande parte do problema. Porém, é necessário também contar com profissionais capacitados, que possuem o senso analítico de reunir essas informações importantes, de forma que elas sejam úteis ao gestor, melhorando a gestão de estoque.

Precisão de inventário

A falta de controle e registro das atividades é uma das principais causas dos resultados insatisfatórios após a realização de um inventário. Vale lembrar que faltas, avarias, extravios e desperdícios representam perda de dinheiro da empresa, que poderia ser mais bem aproveitado.

A solução é controlar todas as movimentações que forem realizadas desde o momento em que o produto é recebido até a sua expedição. Lembre-se que processos de troca e devolução também entram no controle, e são eles umas das maiores causas de não conformidades em um estoque.

Apesar de serem comuns, esses desafios podem ser facilmente contornados, Porém, é necessário empenho e investimento por parte das empresas. Dessa forma, com algumas melhorias implementadas, a gestão de estoque pode se tornar muito mais eficiente e proporcionar resultados muito mais aprimorados para o negócio.

O que acha de ficar ainda mais por dentro de informações como essa? Curta nossa página do Facebook e não perca uma só postagem!

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário