Você sabe o que é Customer health score? O termo em inglês diz respeito ao indicador de saúde do cliente com relação à empresa. Achou complicada essa definição? Vamos esclarecer um pouco mais. O Customer health score representa, de forma geral, quando alguma pessoa pode ser um risco ou uma oportunidade para o negócio.
Ou seja, funciona como uma antecipação a outros movimentos. Esse assunto está extremamente em voga e representa uma nova fronteira na relação cliente-empresa. Por isso, preparamos este artigo com todas as informações sobre o Customer health score e o comportamento dos seus clientes.
Quer aprender ainda mais? Então, leia o artigo até o final!
O que é o Customer Health score?
Fizemos uma breve introdução sobre o conceito. Agora, vamos dar mais alguns detalhes sobre esse termo. Em primeiro lugar, é preciso entender que ele se refere a um indicador do comportamento futuro do cliente.
Com isso, é possível entender que é mais fácil fazer previsões e aumentar a taxa de retenção dos clientes com o uso desse indicador. Assim, o temido churn (perda de clientes) pode ser eficientemente reduzido. Tudo isso gera uma melhoria nos mais diversos setores da empresa, alavancando o seu crescimento operacional.
Quais são os passos para implementar o Customer health score?
É necessário destacar que a análise profunda e detalhada da realidade da empresa é o primeiro passo a ser efetuado. Depois, fica muito mais fácil adequar as métricas. De forma prática, 3 passos precisam ser cumpridos nessa estratégia: categorizar, pensar e mensurar resultados.
Vamos descobrir um pouco mais sobre cada um deles? Veja!
- Categorizar
Nessa etapa, o objetivo é listar as principais ações feitas pela empresa para reter a sua base de clientes — ou seja, todas as estratégias empresariais e de relacionamento que são adotadas com a finalidade de ter um baixo churn.
- Pensar
De posse das informações, inicia-se um processo de análise e reflexão sobre as melhores propostas. Como existem diversos clientes diferentes, as estratégias também precisam ser adaptáveis a cada realidade. Por isso, nessa etapa de formação do Customer health score, é interessante avaliar as melhores oportunidades.
- Medir
A utilização de uma escala é muito interessante para medir a saúde do cliente. É possível classificá-la de 0 a 100, por exemplo. O uso de cores também é útil para dar maior prioridade a determinadas faixas de classificação. Aqui não existem limitações, portanto, abuse da criatividade e procure bons parâmetros para medir!
Um bom atendimento ao consumidor é a base para a perpetuação de uma ideia empreendedora. É preciso lembrar que os clientes são os principais ativos de um negócio. Então, o Customer health score pode ajudar nesse setor da sua empresa. Mais clientes satisfeitos resulta em aumento de faturamento e em crescimento profissional do empreendimento.
Ao longo do texto, ficou bem claro como o Customer health score é totalmente aplicável às estratégias das empresas que procuram conhecer ainda mais seus clientes. Gostou do nosso material? Então, não deixe de descobrir como otimizar a relação entre fornecedor e indústria!
ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.
Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.
Para mais informações:
ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br
Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701
0 comentários