Conheça o indicador customer health score e como acompanhá-lo!

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Você sabe o que é Customer health score? O termo em inglês diz respeito ao indicador de saúde do cliente com relação à empresa. Achou complicada essa definição? Vamos esclarecer um pouco mais. O Customer health score representa, de forma geral, quando alguma pessoa pode ser um risco ou uma oportunidade para o negócio. 

Ou seja, funciona como uma antecipação a outros movimentos. Esse assunto está extremamente em voga e representa uma nova fronteira na relação cliente-empresa. Por isso, preparamos este artigo com todas as informações sobre o Customer health score e o comportamento dos seus clientes.

Quer aprender ainda mais? Então, leia o artigo até o final! 

 

O que é o Customer Health score? 

Fizemos uma breve introdução sobre o conceito. Agora, vamos dar mais alguns detalhes sobre esse termo. Em primeiro lugar, é preciso entender que ele se refere a um indicador do comportamento futuro do cliente. 

Com isso, é possível entender que é mais fácil fazer previsões e aumentar a taxa de retenção dos clientes com o uso desse indicador. Assim, o temido churn (perda de clientes) pode ser eficientemente reduzido. Tudo isso gera uma melhoria nos mais diversos setores da empresa, alavancando o seu crescimento operacional. 

 

Quais são os passos para implementar o Customer health score? 

É necessário destacar que a análise profunda e detalhada da realidade da empresa é o primeiro passo a ser efetuado. Depois, fica muito mais fácil adequar as métricas. De forma prática, 3 passos precisam ser cumpridos nessa estratégia: categorizar, pensar e mensurar resultados.

Vamos descobrir um pouco mais sobre cada um deles? Veja! 

 

  • Categorizar

Nessa etapa, o objetivo é listar as principais ações feitas pela empresa para reter a sua base de clientes — ou seja, todas as estratégias empresariais e de relacionamento que são adotadas com a finalidade de ter um baixo churn. 

 

  • Pensar

De posse das informações, inicia-se um processo de análise e reflexão sobre as melhores propostas. Como existem diversos clientes diferentes, as estratégias também precisam ser adaptáveis a cada realidade. Por isso, nessa etapa de formação do Customer health score, é interessante avaliar as melhores oportunidades. 

 

  • Medir

A utilização de uma escala é muito interessante para medir a saúde do cliente. É possível classificá-la de 0 a 100, por exemplo. O uso de cores também é útil para dar maior prioridade a determinadas faixas de classificação. Aqui não existem limitações, portanto, abuse da criatividade e procure bons parâmetros para medir! 

Um bom atendimento ao consumidor é a base para a perpetuação de uma ideia empreendedora. É preciso lembrar que os clientes são os principais ativos de um negócio. Então, o Customer health score pode ajudar nesse setor da sua empresa. Mais clientes satisfeitos resulta em aumento de faturamento e em crescimento profissional do empreendimento. 

Ao longo do texto, ficou bem claro como o Customer health score é totalmente aplicável às estratégias das empresas que procuram conhecer ainda mais seus clientes. Gostou do nosso material? Então, não deixe de descobrir como otimizar a relação entre fornecedor e indústria!

 

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