A busca por praticidade só aumenta com as evoluções tecnológicas, um exemplo é o uso da Inteligência Artificial para detectar o comportamento do consumidor.
Com esses dados em mãos as empresas buscam facilitar o processo de compra e, claro, aumentar suas vendas, sugerindo opções de produtos conforme preferências de consumo.
Assim é o Vendor Managed Inventory (VMI) com as empresas.
Um sistema capaz de conectar clientes e fornecedores e gerenciar estoques a partir da preferência dos clientes.
Falamos sempre do VMI por aqui e neste texto vamos esclarecer o porquê tem aumentado a sua procura e os resultados que esta solução pode trazer para o seu negócio!
Como funciona na prática o sistema e a implantação do Vendor Managed Inventory?
O objetivo do Vendor Managed Inventory é repor o estoque de forma inteligente e eficiente para aumentar as vendas e diminuir desperdícios.
Para isso, quem fica responsável pela gestão do estoque é o fornecedor, mas os dados de inventário podem ser planejados de forma colaborativa.
O fornecedor abastece os produtos conforme os dados de consumo disponível no sistema, que determina o momento apropriado para reposição.
O sistema VMI permite controlar dados como: preço, quantidade de produtos no estoque, comparativo de vendas por período (diário, semanal ou mensal), que facilita monitorar como a demanda se comporta.
O sistema depois de implementado deve ser revisado com frequência para melhoria contínua.
Do mesmo modo, todos os profissionais envolvidos devem ser treinados para tirar o máximo de proveito da ferramenta.
Porque o interesse pelo VMI tem crescido nos últimos anos?
Mesmo já estando a algum tempo no mercado, o Vendor Managed Inventory tem se tornado mais atrativo para as empresas.
Isso porque trata-se de uma solução que está mais acessível às empresas de diferentes portes, de rápida instalação e obtenção de bons resultados em um curto prazo.
O VMI é uma tecnologia comprovada no mercado que traz melhoras significativas no desempenho da cadeia de suprimentos.
Um outro fator para o aumento do interesse por este sistema, vem das demandas dos clientes por produtos disponíveis para entrega em curto prazo.
Para atender essa expectativa, fornecedores e distribuidores têm sido pressionados a serem precisos e ágeis e explorarem o máximo de seu potencial.
O que estimulou as parcerias para agilizar os processos na cadeia de suprimentos.
O que as empresas e fornecedores podem esperar de resultados do Vendor Managed Inventory?
Fornecedores e distribuidores que tiveram o Vendor Managed Inventory implantado com sucesso, desfrutam dos seguintes resultados:
- Maior visibilidade das mercadorias;
- Melhora no potencial de vendas e processo de manufatura;
- Agilidade nas entregas;
- Redução de estoque;
- Redução de custos na cadeia de suprimento;
- Conquista da confiança do cliente.
A partir do momento que há colaboração entre parceiros para o fornecimento de dados, todo o potencial do sistema coopera para fortalecer a cadeia de suprimentos.
Essa cooperação é essencial para obter informações precisas a fim de auxiliar decisões inteligentes e assim alcançar o objetivo do VMI que é otimizar o estoque.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!
0 comentários