Conheça mais sobre VMI – Vendor Managed Inventory

3 minutos para ler

A busca por praticidade só aumenta com as evoluções tecnológicas, um exemplo é o uso da Inteligência Artificial para detectar o comportamento do consumidor.

Com esses dados em mãos as empresas buscam facilitar o processo de compra e, claro, aumentar suas vendas, sugerindo opções de produtos conforme preferências de consumo.

Assim é o Vendor Managed Inventory (VMI) com as empresas.

Um sistema capaz de conectar clientes e fornecedores e gerenciar estoques a partir da preferência dos clientes.

Falamos sempre do VMI por aqui e neste texto vamos esclarecer o porquê tem aumentado a sua procura e os resultados que esta solução pode trazer para o seu negócio!

Como funciona na prática o sistema e a implantação do Vendor Managed Inventory? 

O objetivo do Vendor Managed Inventory é repor o estoque de forma inteligente e eficiente para aumentar as vendas e diminuir desperdícios

Para isso, quem fica responsável pela gestão do estoque é o fornecedor, mas os dados de inventário podem ser planejados de forma colaborativa.

O fornecedor abastece os produtos conforme os dados de consumo disponível no sistema, que determina o momento apropriado para reposição.

O sistema VMI permite controlar dados como: preço, quantidade de produtos no estoque, comparativo de vendas por período (diário, semanal ou mensal), que facilita monitorar como a demanda se comporta.

O sistema depois de implementado deve ser revisado com frequência para melhoria contínua.

Do mesmo modo, todos os profissionais envolvidos devem ser treinados para tirar o máximo de proveito da ferramenta. 

Porque o interesse pelo VMI tem crescido nos últimos anos?

Mesmo já estando a algum tempo no mercado, o Vendor Managed Inventory tem se tornado mais atrativo para as empresas. 

Isso porque trata-se de uma solução que está mais acessível às empresas de diferentes portes, de rápida instalação e obtenção de bons resultados em um curto prazo.

O VMI é uma tecnologia comprovada no mercado que traz melhoras significativas no desempenho da cadeia de suprimentos. 

Um outro fator para o aumento do interesse por este sistema, vem das demandas dos clientes por produtos disponíveis para entrega em curto prazo.

Para atender essa expectativa, fornecedores e distribuidores têm sido pressionados a serem precisos e ágeis e explorarem o máximo de seu potencial.

O que estimulou as parcerias para agilizar os processos na cadeia de suprimentos. 

O que as empresas e fornecedores podem esperar de resultados do Vendor Managed Inventory?

Fornecedores e distribuidores que tiveram o Vendor Managed Inventory implantado com sucesso, desfrutam dos seguintes resultados:

  • Maior visibilidade das mercadorias;
  • Melhora no potencial de vendas e processo de manufatura; 
  • Agilidade nas entregas;
  • Redução de estoque;
  • Redução de custos na cadeia de suprimento;
  • Conquista da confiança do cliente.

A partir do momento que há colaboração entre parceiros para o fornecimento de dados, todo o potencial do sistema coopera para fortalecer a cadeia de suprimentos.

Essa cooperação é essencial para obter informações precisas a fim de auxiliar decisões inteligentes e assim alcançar o objetivo do VMI que é otimizar o estoque. 

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe um comentário