Conheça mais sobre Logística Omnichannel e como aplicá-la no seu negócio

4 minutos para ler

A razão pela qual a logística omnichannel tem ganhado maior atenção das empresas é que as compras online continuam em alta. 

Como foi previsto por muitos especialistas da área durante a pandemia, e essa é uma tendência que está longe de se findar. 

Para a sua empresa não ficar de fora, neste artigo vamos abordar como está o movimento do mercado em relação a logística omnichannel e como você pode dar os seus primeiros passos em direção a isto. 

Então, separe uns minutos para leitura e aproveite o conteúdo!

O mercado e a logística omnichannel

Antes de tudo, vale lembrar que as previsões feitas durante a pandemia têm se confirmado neste momento pós-covid.

As compras online no primeiro semestre de 2021 foi 31% maior comparado ao mesmo período de 2020. 

E foram cerca de 6 milhões de novos usuários no Brasil fazendo compras online pela primeira vez. 

Ao que tudo indica, o mercado online continuará neste ritmo e é por isso que empresas têm buscado oferecer um atendimento 360°, pois o consumidor atual é multicanal. 

Ainda mais, junto ao e-commerce vem a necessidade de entregas mais ágeis e flexíveis, o que vem forçando as empresas a adotarem estratégias de logística omnichannel. 

Mas vale a pena investir tanto nesse sentido? 

Alguns números do e-commerce Brasil podem te responder: 

  • 32% dos usuários de e-commerce, que preferem retirada no local, se deslocam até 3km para isto; 
  • 83% dos consumidores milleniuns dão preferência a compras pelo app e retirada na loja;
  • 49% dos que retiram na loja, levam um item adicional;
  • Sobre os clientes multicanal, 89% deles são mais fiéis;
  • A exemplo da loja online Amaro, quando esta disponibiliza entrega no mesmo dia, a taxa de conversão aumenta 48%.

Os dados acima comprovam que a necessidade de uma logística omnichannel é crescente e urgente para atender o comportamento do consumidor contemporâneo

>> Se você chegou até aqui, também pode se interessar por esses artigos: 

Logística Omnichannel: saiba como aplicar no seu negócio

Antes de pensar em como aplicar uma logística omnichannel na sua empresa, é preciso uma análise do mercado o qual está inserido e quais são as suas possibilidades. 

Pois, de nada adianta querer oferecer algo sem preparar o terreno antes. Após esta análise, pense nas seguintes ações: 

  1. Alinhe uma estratégia de logística omnichannel com equipes de vários departamentos da sua empresa. 
  • Após planejamento com a equipe, considere os custos e desafios de cada tipo de operação. 

  • Mantenha sua equipe capacitada.
  • Integre seus canais online e offline para uma comunicação mais sincronizada 
  • Conte com um software para monitorar as experiências do usuário e utilizar os dados para decisões mais inteligentes. 

  • Melhore sua distribuição de forma a pensar em entregas mais ágeis, menos custosas e que atendam um aumento de demanda.

  • Monitore seus resultados para ajustes e melhoria contínua. 

Agora que você tem ideia de como dar os primeiros passos, leve em conta que seu cliente espera e merece um atendimento de qualidade contínua e uma experiência positiva. 

E a logística omnichannel tem grande participação nesse processo, com foco na sustentabilidade da sua empresa. 

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe um comentário