A razão pela qual a logística omnichannel tem ganhado maior atenção das empresas é que as compras online continuam em alta.
Como foi previsto por muitos especialistas da área durante a pandemia, e essa é uma tendência que está longe de se findar.
Para a sua empresa não ficar de fora, neste artigo vamos abordar como está o movimento do mercado em relação a logística omnichannel e como você pode dar os seus primeiros passos em direção a isto.
Então, separe uns minutos para leitura e aproveite o conteúdo!
O mercado e a logística omnichannel
Antes de tudo, vale lembrar que as previsões feitas durante a pandemia têm se confirmado neste momento pós-covid.
As compras online no primeiro semestre de 2021 foi 31% maior comparado ao mesmo período de 2020.
E foram cerca de 6 milhões de novos usuários no Brasil fazendo compras online pela primeira vez.
Ao que tudo indica, o mercado online continuará neste ritmo e é por isso que empresas têm buscado oferecer um atendimento 360°, pois o consumidor atual é multicanal.
Ainda mais, junto ao e-commerce vem a necessidade de entregas mais ágeis e flexíveis, o que vem forçando as empresas a adotarem estratégias de logística omnichannel.
Mas vale a pena investir tanto nesse sentido?
Alguns números do e-commerce Brasil podem te responder:
- 32% dos usuários de e-commerce, que preferem retirada no local, se deslocam até 3km para isto;
- 83% dos consumidores milleniuns dão preferência a compras pelo app e retirada na loja;
- 49% dos que retiram na loja, levam um item adicional;
- Sobre os clientes multicanal, 89% deles são mais fiéis;
- A exemplo da loja online Amaro, quando esta disponibiliza entrega no mesmo dia, a taxa de conversão aumenta 48%.
Os dados acima comprovam que a necessidade de uma logística omnichannel é crescente e urgente para atender o comportamento do consumidor contemporâneo.
>> Se você chegou até aqui, também pode se interessar por esses artigos:
- Logística Omnichannel: Conheça a importância para as suas vendas
- Você sabe o que é Logística Omnichannel? Entenda o que é e conheça seus desafios
Logística Omnichannel: saiba como aplicar no seu negócio
Antes de pensar em como aplicar uma logística omnichannel na sua empresa, é preciso uma análise do mercado o qual está inserido e quais são as suas possibilidades.
Pois, de nada adianta querer oferecer algo sem preparar o terreno antes. Após esta análise, pense nas seguintes ações:
- Alinhe uma estratégia de logística omnichannel com equipes de vários departamentos da sua empresa.
- Após planejamento com a equipe, considere os custos e desafios de cada tipo de operação.
- Mantenha sua equipe capacitada.
- Integre seus canais online e offline para uma comunicação mais sincronizada
- Conte com um software para monitorar as experiências do usuário e utilizar os dados para decisões mais inteligentes.
- Melhore sua distribuição de forma a pensar em entregas mais ágeis, menos custosas e que atendam um aumento de demanda.
- Monitore seus resultados para ajustes e melhoria contínua.
Agora que você tem ideia de como dar os primeiros passos, leve em conta que seu cliente espera e merece um atendimento de qualidade contínua e uma experiência positiva.
E a logística omnichannel tem grande participação nesse processo, com foco na sustentabilidade da sua empresa.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!
0 comentários