Conheça as mudanças na Logística motivadas pela Transformação Digital

4 minutos para ler

O que é transformação digital para a sua empresa? 

É interessante saber a resposta dessa pergunta, pois transformação digital pode significar coisas diferentes para diferentes empresas, no que se aplica a logística.

Por isso, vamos explicar melhor esse conceito aplicado na logística e as principais mudanças no setor motivadas pela digitalização. 

Não deixe de ler para se atualizar sobre o assunto!

O que é transformação digital e como ela se aplica na logística? 

Antes de mais nada, você precisa entender o que é a transformação digital. Em poucas palavras, é a união de várias tecnologias com foco em inovar como a empresa opera.

Essas tecnologias incluem Big Data, Automação, impressão 3D, I.A., Computação em Nuvem, IoT, Blockchain e outras que facilitam a interação entre homem e máquina.

As empresas que atingem uma maturidade em sua transformação digital têm o potencial para: 

  • Melhoria do desempenho;
  • Maior conexão com clientes;
  • Mais entrega de valor ao cliente;
  • Ser mais responsiva;
  • Ganhar flexibilidade;
  • Reduzir custos e riscos;
  • Se tornar mais resiliente.

Algumas mudanças na logística pela transformação digital para ficar de olho!

Confira algumas iniciativas digitais que prometem trazer impactos consideráveis na logística.

Hiperautomação

Consiste na união de tecnologias com objetivo de aperfeiçoar a conexão entre várias áreas (compras, vendas, distribuição, etc.) e diminuir processos manuais. 

Soluções combinadas podem facilitar a solicitação, busca e transporte de produtos, sendo todo o processo feito de forma automática, sem precisar de intervenção humana. 

Computação em Nuvem

Quando aplicada na logística, permite flexibilidade na escala de produção levando em conta a demanda ou mercado. 

A nuvem concentra os dados para análise, ao mesmo tempo que torna acessível a visualização e coleta de dados de qualquer lugar.

Logística Verde ou Sustentável 

Para alcançar o equilíbrio entre economia, meio ambiente e sociedade, gestores tem adotado soluções tecnológicas para diminuir impactos nas seguintes áreas. 

  • Aprimoramento de rotas e planejamento de cargas;
  • Automação de processos em armazéns;
  • Adoção de veículos elétricos;
  • Investimentos em logística reversa;
  • Ferramentas para gestão de estoque.

Blockchain

Esta solução distribui dados e com isso todos os envolvidos podem acompanhar a emissão, transferência e recebimento de documentos.

Com blockchain, os processos de auditoria se tornam mais transparentes e seguros, pois evitam fraudes e ainda podem garantir meios de pagamento online mais confiáveis. 

Crowdsourcing

O crowdsourcing promete trazer mais competitividade no setor logístico, além de reduzir custos para os clientes de até 3,6 bilhões de toneladas na emissão de CO2.

Trata-se de plataformas internacionais que abrem espaço para usuários comuns usarem seu carro próprio, e assim fazer entregas durante suas viagens sociais. 

A ideia é ajudar empresas menores, aumentar o fluxo de negócios e tornar mais simples o processo de importar e exportar.

Não é possível prever quando essas iniciativas alcançarão um potencial significativo no mercado.

Antes disso, as empresas precisam entender o valor de compartilhar e analisar dados, para assim aprimorar suas estratégias operacionais. 

Uma transformação digital eficiente na logística exige adaptações contínuas para lidar com um mercado global instável.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe um comentário