Conheça as melhores práticas em automação de processos logísticos

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O conceito de automação de processos logísticos se refere a todos os recursos tecnológicos disponíveis em um sistema de gerenciamento de transportes ou TMS (sigla inglesa de Transportation Management System).

A automação, portanto, se relaciona com a redução de tarefas manuais no processamento de fretes e com a aquisição de melhores opções de transporte. Além disso, você pode obter notificações automáticas e atualizações em tempo real das informações de frete.

Pensando nesses benefícios apresentamos, ao longo deste artigo, algumas das formas pelas quais essa estratégia é capaz de otimizar as práticas de sua empresa. Boa leitura!

Eliminação de erros

Os recursos da automação de processos logísticos (como a integração dos produtos por meio do seu sistema de gestão, o acesso ao catálogo de endereços, o armazenamento automático, a entrada de taxas de combustível e acessórios, etc.) garante que você nunca mais tenha que se preocupar com a introdução de dados errados.

A ocorrência de falhas humanas tende a elevar os custos de transporte, gerando situações altamente incômodas, tais como ter que pagar duas vezes por um único envio ou um valor maior devido à classificação incorreta de uma mercadoria.

Economia de recursos

Para evitar a elevação dos custos de transporte, a automação em um TMS facilita aos usuários a execução de políticas que ofereçam economias imediatas de frete. Isso significa que o sistema é construído com uma arquitetura de aplicações de última geração, apta a receber e processar taxas de operadoras ao vivo pela Internet.

Não se trata de reduções “teóricas”, mas ROI efetivo, baseado em acesso dinâmico às tarifas e custos, em tempo real.

Quando você tem várias operadoras para selecionar, pode estabelecer critérios baseados no custo, tempo de trânsito e segurança, fazendo a melhor escolha para cada embarque específico e economizando dinheiro a curto e a longo prazo.

Melhor atendimento ao cliente

Quanto custa para o seu negócio perder um cliente? A automação de processos logísticos proporciona um monitoramento de fornecedores preciso, com levantamentos automáticos, seguros adequados e contabilidade de frete construída de acordo com suas especificações personalizadas.

Dessa forma, por meio do recebimento de notificações automáticas, tanto você quanto seu cliente sabem exatamente quanto custará o frete e quando o produto chegará a seu destino final.

Acesso a dados e análises em tempo real

Ao acessar dados e relatórios em tempo real, o seu processo de tomada de decisões é favorecido com informações precisas acerca de padrões e históricos.

Por exemplo, é possível descobrir que em 80% das vezes você escolheu a transportadora “A” porque apresentava menores custos, mas que ela atrasa 20% das entregas, gerando para o seu negócio um estigma de mau atendimento ao cliente.

Permitir a criação de uma imagem tão negativa da empresa apenas para economizar no custo do transporte pode prejudicar seus resultados a longo prazo, dificultando a atração de novos clientes e aumentando as chances de perder os atuais.

Sendo assim, o acesso a dados valiosos, ao alcance da sua mão com a automação de processos logísticos, simplifica a avaliação do custo total de suas decisões a fim de evitar futuras ineficiências.

Se você gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

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