Conheça 5 vantagens da cadeia de suprimentos digital

3 minutos para ler

Uma cadeia de suprimentos digital é aquela que tem todos os seus processos geridos por meio de um software que integra dados de vários setores e se utiliza de tecnologias emergentes.

Ainda há muitos desafios para a transformação digital das cadeias de suprimentos, mas as vantagens comprovadas superam esses obstáculos.

Já falamos de muitos de seus benefícios por aqui, mas hoje vamos frisar 5 vantagens de uma cadeia de suprimentos digital que podem transformar a sua empresa.

Por que falar das vantagens da cadeia de suprimentos digital?

Muitas empresas têm adiado seus planos de digitalizar sua cadeia de suprimentos, por não acreditarem em resultados rápidos que vão cobrir o valor do investimento.

Outras acreditam que é possível continuar operando sem o uso de soluções tecnológicas da conhecida indústria 4.0.

Porém, enquanto muitas dessas empresas postergam a digitalização de seu supply chain, elas perdem a chance de crescer em meio a um mercado cada vez mais global e competitivo.

A Orbit acredita no potencial de uma cadeia de suprimentos digital e é por isso que incentivamos cada vez mais essa transformação dentro das empresas.

Neste sentido, confira nos próximos tópicos, as 5 vantagens da digitalização do supply chain.

1.   Conectividade

Esse é o primeiro objetivo de uma cadeia de suprimentos digital, conectar dados, setores e parceiros, facilitando o acesso a dados em tempo real de qualquer lugar.

Isso pode ser alcançado com o uso do blockchain, que facilita o registro de todas as operações deste setor.

Essa conectividade possibilita mais visibilidade de toda a cadeia.

2.   Uso de dados de forma inteligente

Tecnologias como Analytics e Big Data permitem um grande armazenamento de dados, mas não só isso.

Elas contribuem para transformar esses dados em informação relevante para a empresa e ainda ajudar em uma análise preditiva, melhorando as tomadas de decisões.

3.   Otimização de estoque

Com a digitalização as empresas conseguem monitorar de perto seus estoques e inventários, a movimentação de produtos, etc.

Portanto, conseguem aproveitar melhor os espaços.

Isso porque conseguem ter uma previsão de demanda mais precisa e conseguem respondê-la com agilidade.

4.   Redução de custos

Empresas que investiram em uma cadeia de suprimentos digital, relataram em uma pesquisa atingir uma economia de 75% de seus recursos.

Uma cadeia de suprimentos digital, além de conseguir reduzir seu tempo de produção com a automação e diminuição de erros manuais, conseguem manter sua produção de forma eficiente.

A digitalização evita desperdícios e contém gastos.

5.   Aumento da produtividade

Com uma maior visibilidade da cadeia, fica mais fácil detectar onde ocorrem os erros nas operações e buscar solucionar os problemas.

Ainda mais, com menos erros e menor tempo de produção, os colaboradores envolvidos conseguem se dedicar na busca por mais eficiência, o que gera maior produtividade.

Considerações finais

Todas essas vantagens trazem consigo mais oportunidades de negócios, chances de inovar e tornarem empresas mais competitivas e resilientes

Talvez a maior vantagem de uma cadeia de suprimentos digital esteja em aumentar o seu potencial, agregar mais valor em seus serviços prestados e preparar empresas para novos desafios.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!


Palavra-chave

Posts relacionados

Deixe um comentário