Conheça 5 tendências da Logística para os próximos anos

por | 25/01/2023

4 minutos para ler

No cenário brasileiro, muito do que consideramos tendências da logística para 2022, deve permanecer em 2023, como por exemplo a aceleração dos avanços tecnológicos. Mas, e nos próximos anos, como essa área deve continuar? Uma coisa é certa, as empresas continuam a caminhar em um ambiente de incertezas e precisarão se adaptar a ele.

No Brasil, ainda não sabemos como será o decorrer no ambiente político, há possibilidade de uma recessão econômica, entre outros fatores que exigirão que as empresas busquem cada vez mais serem resilientes, competitivas e flexíveis. Desta forma, separamos 5 tendências que muitos especialistas acreditam continuar nos próximos anos na logística. Confira!

1. Aceleração da Digitalização

Visto a necessidade de serem mais flexíveis, atuar com o máximo de precisão será essencial nos próximos anos. Em outras palavras, as empresas buscarão ter mais visibilidade de toda a sua cadeia de suprimentos, para uma tomada de decisão mais assertiva. Além disso, há uma pressão global para que as empresas atuem com mais transparência. Assim sendo, somente negócios com seus processos digitalizados ao máximo conseguirão cumprir com eficiência essa missão.

2. Soluções 4.0 continuam

Soluções 4.0  na logística

Assim como a demanda por uma logística mais digitalizada vem crescendo, há do mesmo modo uma demanda por umalogística mais inteligente. Capaz de minerar dados, traçar previsões, entender a demanda e suas mudanças e se possível, otimizar seus recursos para ganhar em custos e agilidade. Por isso, as soluções como I.A, Big Data, Internet, Armazenamento em Nuvem, Blockchain, entre outras tecnologias 4.0 continuarão em alta!

3. Automação

A Automação que abrange desde processos de gestão ao uso de robótica continuará tendo um papel importante nos anos seguintes. Com isso, espera-se melhorias no rastreamento e monitoramento de pedidos e entregas.

E quando se fala de transporte e armazenamento, a automação apresenta um grande potencial em relação a agilidade e segurança. Ainda mais, é um ponto chave para escalar negócios.

4. Logística Verde

Logística Verde

Faz parte das tendências da logística há algum tempo e ganha cada vez mais força a questão da sustentabilidade, ou seja, a logística verde. Há uma pressão global devido às mudanças climáticas por meios de transportes menos poluentes, redução de carbono e resíduos. Sendo assim, é de se esperar uma forte predisposição por veículos mais limpos, como carros elétricos, ou até outros meios como o uso de drones.

Bem como o uso de energia limpa, materiais biodegradáveis e medidas que fortaleçam a reciclagem, redução de desperdícios e compensação de carbono. Lembrando que a tecnologia, por sua vez, tem grande participação para o alcance de uma logística mais sustentável.

5. Transporte autônomo

Transporte autônomo

E por fim, uma das grandes apostas para os próximos anos na logística, é provavelmente os veículos autônomos, tanto nos centros logísticos quanto nas estradas. Apesar de ainda haver desafios, a aposta para entregas mais rápidas e menos custosas e maior produtividade tem sido motivo de ânimo para o mercado.

Em resumo, é provável que as tendências da logística seguirão buscando reduzir erros humanos, ganhar competitividade e agilidade, assim como buscarão obter mais visibilidade e inteligência nos processos.

 

A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, siga nos no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *