Conheça 3 dicas para lidar com a falta de produto em estoque

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A ruptura — falta de produto — é um inconveniente que ocorre em grande parte das empresas e, em muitos casos, pode causar prejuízos. É um momento complicado quando o cliente vai em busca de um determinado produto, não o encontra em sua empresa e acaba adquirindo-o na concorrência, não é mesmo? Por isso, é preciso estar preparado para driblar tais situações.

Nesse contexto, manter uma boa gestão do estoque é fundamental para se antecipar às demandas, sem correr o risco de ficar com mercadorias estagnadas. Isto é: além de dominar as melhores técnicas de armazenagem e estocagem, a empresa deve saber comprar — o que é um diferencial competitivo.

Contudo, sabemos que, de vez em quando, acontece de faltar algum produto e é importante saber lidar com essa situação para não comprometer os resultados do negócio. Com isso em mente, separamos 3 dicas para ajudar você a lidar com a ruptura de estoque. Acompanhe!

 

1. Sugira produtos semelhantes ao que está em falta

Com o mercado cada vez mais competitivo, perder um cliente é muito negativo para um empreendimento. Sendo assim, é preciso pensar rápido e agir com esperteza.

Para manter o consumidor e não desapontá-lo com a falta do produto, sugira outras opções que atendam às suas necessidades. É válido apresentar bem as outras alternativas, falando de seus benefícios e relacionando-as com os objetivos do cliente.

Caso a sua empresa tenha um e-commerce, é possível apontar resultados de busca que se aproximam do item que está em falta, por meio de recursos de recomendação de produtos, na própria plataforma.

 

2. Avise o consumidor quando o produto for disponibilizado em estoque

Pode acontecer de o cliente não se interessar por adquirir um substituto. Nesse caso, o indicado é sua empresa ficar de avisá-lo quando o produto for disponibilizado em estoque e, para tanto, deve-se pedir o seu e-mail ou telefone para que possam contatá-lo.

Apesar de ainda correr o risco de o consumidor procurar pelo produto na concorrência, essa prática demonstra que a sua empresa se importa e que deseja ajudá-lo — o que é muito importante para o processo de fidelização.

A falta do produto — ou de uma alternativa que agrade — não é motivo para desistir do cliente. Utilizando as ferramentas certas para manter essa comunicação, é possível trazê-lo de volta ao seu negócio.

 

3. Controlar o estoque por meio de ferramentas adequadas

Nossa última dica para ajudar você a lidar com a falta de produto é controlar o estoque com ferramentas apropriadas.

Soluções tecnológicas, como softwares específicos, já são empregadas em praticamente todas as áreas dos setores da economia — no campo, no comércio e, principalmente, na indústria. Considerando que a gestão do estoque é algo extremamente importante para a logística da sua empresa, fica evidente a relevância de uma ferramenta adequada para otimizar todo o processo e combater a ruptura.

Uma sugestão é utilizar softwares que possibilitam à gestão alinhar e monitorar os prazos de entrega, aperfeiçoar as rotinas de abastecimento conforme o fluxo de vendas do negócio, elaborar relatórios e analisar as demandas do estoque.

Agora você já sabe como lidar com a falta de produto. No entanto, nossa maior dica continua sendo: garanta que a gestão de estoques da sua empresa seja impecável, pois é de lá que sai os seus rendimentos e as maiores chances de sucesso do seu empreendimento.

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