Como a logística impacta o negócio como um todo, uma vez que oferece suporte e eficiência à entrega do produto, ela é fundamental para melhorar a experiência do cliente e garantir que a empresa alcance os seus objetivos estratégicos. Com um bom ERP na logística, a gestão do setor é altamente facilitada, pois essa é uma área de enorme complexidade, na qual a eficiência depende de processos facilitados, de automação e de outros recursos que não podem ser aplicados sem a estrutura adequada — oferecida pelo ERP.
Contudo, a eficiência operacional necessária à entrega desse valor depende de boas práticas e de um fluxo de processos dinâmico, algo muito difícil sem um sistema. Então, confira como o ERP pode ajudar!
Como funciona o ERP para a gestão?
O ERP (Enterprise Resource Planning), ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, foi inicialmente elaborado para atender à necessidade de integração das empresas. Antes dele, elas atuavam com departamentos isolados, cada um com o seu próprio controle e o seu próprio sistema. Apenas no cadastramento dos clientes, isso gerava um enorme retrabalho, pois cada departamento precisava registrar a sua própria lista. Atualmente, a capacidade de integração dos sistemas vai além das fronteiras da empresa.
Por meio de plataformas digitais e aplicações específicas, é possível integrar fornecedores e clientes de um modo que não podíamos fazer. No entanto, para que isso seja possível, as operações precisam ser estruturadas desde a base, que é sustentada pelos sistemas ERP.
E como é o funcionamento do ERP na logística?
Considerando que os processos logísticos têm forte interseção nos procedimentos relacionados à gestão de estoque, à Supply Chain e ao relacionamento com os fornecedores, o contexto que descrevemos acima pode ser mais facilmente percebido a partir desses pontos.
Controle de estoque
Um bom controle no armazém elimina gargalos e imprevistos e usa dados para fazer previsões, organizar demandas e evitar desperdícios. O manuseio de ferramentas de contagem cíclica, a padronização de registros e o monitoramento das movimentações são algumas das tarefas que podem ser mais facilmente executadas com o uso dos sistemas ERP.
Otimização dos processos
O aumento da produtividade e da lucratividade também é determinante para a logística, bem como a agilidade nas entregas, o que é fortemente melhorado com a aplicação da automação.
Além de agregar muitas funcionalidades que ajudam com a otimização, esses sistemas são desenvolvidos com base em melhores práticas de gestão e de logística. Por isso, oferecem uma excelente oportunidade às empresas que os adotam, já na implantação, de se adequar a processos que comprovadamente funcionam melhor.
Planejamento e decisão
Informação de qualidade é a palavra-chave na atualidade. Muitas das mudanças pelas quais estamos passando têm origem ou dependem da forma que usamos os dados para planejar, prever demandas com precisão e decidir de modo mais embasado. Os ERPs armazenam dados estruturados e abrangentes de todo o ciclo pedido-despacho-faturamento, sendo fundamentais para as decisões e o planejamento logístico.
Estruturação operacional
Todo esse conjunto de informações e uma estrutura adequada de análise com abordagem de inteligência em negócios permite criar uma estrutura confiável, segura e adaptável, para que a operação flua sem problemas.
Por fim, a base para implantação da Logística 4.0 depende diretamente do conjunto de dados e da eficiência operacional garantida pelo bom uso dos sistemas ERP na logística. A dúvida seguinte provavelmente será sobre qual sistema é mais adequado às suas necessidades, o que exige uma pesquisa na busca da melhor opção, considerando o produto e a competência da equipe do fornecedor.
A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.
Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.
Se você gostou de saber sobre ERP na logística e quer ter acesso a mais conteúdos como esse, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!
0 comentários