Quando falamos de perdas no transporte de cargas o assunto realmente é preocupante, pois envolve prejuízos financeiros, humanos e a reputação da empresa.
Felizmente é possível reduzir esses danos utilizando algumas estratégias no seu planejamento logístico.
Para superar estes obstáculos, leia este texto para entender os desafios no transporte de cargas e as 5 dicas para reduzir essas perdas!
Quais os motivos de perdas no transporte de cargas?
Precisamos admitir que o cenário brasileiro para o transporte de cargas não é muito animador.
Roubos nas estradas são recorrentes e os prejuízos causados por acidentes são 12 vezes maiores do que os causados por roubos de cargas.
E normalmente perdas por acidentes geram custos adicionais, como caminhões parados e funcionários afastados.
Outros erros relacionados às perdas no transporte de cargas são os de planejamento logísticos, que resultam em menor lucratividade e a insatisfação do cliente.
Confira 5 dicas para reduzir perdas no transporte de cargas
Listamos algumas dicas que podem ajudar sua empresa a transformar problemas com perdas em transporte de carga em oportunidades.
Confira!
1 – Controle o estoque de forma eficiente
Evite excessos no estoque, riscos de acidentes e atrasos na entrega tendo um controle de estoque eficiente, com todos os itens disponíveis catalogados e atualizados.
Etapas de gestão de transporte, checagem e expedição de mercadorias e roteirização podem ser melhor planejadas e otimizadas com esses dados disponíveis.
2 – Capacite e incentive a sua equipe
Espera-se de uma equipe bem capacitada mais produtividade, autonomia na hora de resolver problemas, agilidade nas tarefas e eficiência em cada execução.
Incentive boas práticas na sua equipe.
Como cumprir a função de forma eficiente e produtiva, zelando pelo manuseio das cargas e bom uso dos veículos e equipamentos.
3 – Use embalagens apropriadas
As embalagens devem proteger o produto em seu manuseio e transporte e proporcionar agilidade no carregamento e facilitar a armazenagem.
Além da conservação da carga, se preocupar com como o seu produto embalado vai chegar ao destino final demonstra ao cliente que a empresa se importa com ele.
4 – Revise os processos de distribuição
Revise cada uma das etapas do processo de distribuição a fim de identificar onde ocorrem as falhas e onde é possível aprimorar.
O objetivo é deixar os processos mais ágeis e práticos para se evitar perdas e acelerar o prazo de entregas.
Estude se não é mais viável terceirizar ou adotar alguma tecnologia que facilite o trabalho.
5 – Invista em tecnologia
Algumas das soluções digitais nessa área são a roteirização, monitoramento de cargas, telemetria, TMS, business intelligence e machine learning.
Esses sistemas já têm trazido resultados positivos, como reduzir custos, monitorar cargas em tempo real e otimizar espaços e veículos, entre outros.
As dicas que separamos aqui tem em vista fazer sua empresa se sobressair no mercado pela eficiência e qualidade na entrega.
Investir em ações estratégicas para reduzir perdas no transporte de cargas, é um meio de ganhar em diferencial e visibilidade frente aos seus concorrentes.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!
0 comentários