Como a sua empresa gerencia o controle de estoque? Como a sua empresa gerencia o controle de estoque?

Como a sua empresa gerencia o controle de estoque?

4 minutos para ler

Como sua empresa realiza o controle de estoque? Esta é uma pergunta que todo empresário deve responder se quiser que sua empresa cresça, afinal, o controle de estoque, se feito de maneira incorreta, pode resultar em perda de dinheiro e excesso de capital parado.

Para te ajudar a compreender a importância de um controle de estoque, indicaremos alguns pontos que devem ser observados.

Automatize o controle de estoque

É muito comum, principalmente em empresas de pequeno e médio porte, que o controle de estoque seja realizado manualmente, através de extensas planilhas de Excel que possuem pouca confiabilidade nos números que apresenta.

Para evitar este tipo de problema e aumentar a eficiência do controle de estoque, a adoção de um software destinado a este tipo de situação é o mais recomendado, pois permite acompanhar em tempo real a quantidade de cada produto em seu estoque e emitir relatórios com informações vitais para sua empresa, como o produto com maior ou menor saída, produtos que estão com a quantidade abaixo do volume mínimo e o valor total dos produtos que estão estocados.

Estabeleça processos

Muitas empresas banalizam um processo que é muito importante no controle de estoque: o processo de requisição. É muito comum que não haja um controle rigoroso da retirada de mercadorias, o que impacta diretamente na confiabilidade dos resultados obtidos através de um relatório.

De nada adianta automatizar o controle de estoque, se não for implantado um sistema de requisição no qual se centralize as informações em uma pessoa ou departamento. O processo de requisição deve ser respeitado, sendo que toda vez que for necessário retirar algum produto, o requerente deve solicitar através de e-mail (ou de outro meio adotado pela empresa) que seja separado o que ele precisa com antecedência, para que seja registrado no sistema e, somente então, seja disponibilizado.

Infelizmente, esta burocracia é necessária para se evitar a perda de capital ou a falta de materiais que não existem no estoque físico, mas que possuem quantidades no sistema.

Proponha uma parceria aos seus fornecedores

Atualmente, a ferramenta de VMI (Vendor Managent Inventory que, em português, significa estoque gerenciado pelo fornecedor) vem sendo amplamente adotada por empresas que desejam reduzir o espaço físico de seus estoques, terceirizando o controle de determinado produto.

No VMI é o fornecedor que fica encarregado por acompanhar e abastecer o estoque do cliente, de acordo com políticas de estocagem de sua empresa, mas sem comprometer o atendimento ao cliente.

Para que o VMI funcione corretamente, é imprescindível que o fornecedor e a empresa possuam uma parceria estratégica, trabalhando em sinergia, pois para que tudo dê certo, o fornecedor deve conhecer a fundo a demanda da empresa por seus materiais e na empresa existir uma inteligência gerencial atenta para garantir que o processo ocorra de maneira adequada e contínua.

E então, o que você achou do nosso post sobre a importância do controle de estoque? Curta nossa página do Facebook e fique por dentro de mais dicas que vão ajudar no crescimento de sua empresa!

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta