Como reforçar a Experiência do Cliente no pós-pandemia?

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A pandemia do Covid-19 forçou novos hábitos nos consumidores e com isso empresas tiveram que se atentar à experiência do cliente para se adequar às novas necessidades. 

Mas a dúvida que surge é se esses novos hábitos permanecerão no pós-pandemia e como reforçar a experiência do cliente nos próximos anos? 

Neste artigo vamos explorar mais este assunto, então continue lendo para saber mais!  

Por que a experiência do cliente ganhou mais atenção na pandemia?

O isolamento social foi um momento delicado para milhares de pessoas ao redor do mundo, motivo para os negócios demonstrarem mais empatia na experiência do cliente (CX).  

Hábitos novos como comprar online e com menor contato possível, levaram os usuários a explorarem mais os canais digitais e serviços de atendimento das marcas.

Deste modo, poderiam saber detalhes dos serviços e comprar com maior segurança. Mas, apesar da praticidade dos serviços digitais, houve a carência do contato humano. 

O que explica a ênfase das empresas em uma experiência do cliente mais humanizada, a personalizaçãode atendimentos, flexibilidade e atenção a todos os canais disponíveis. 

Esta foi a melhor estratégia encontrada para estreitar o relacionamento com o clientee em consequência fidelizá-lo

Quais as tendências de experiência do cliente no pós- pandemia?

Por experimentarem novas alternativas de consumo, acredita-se que algumas tendências de experiência do cliente permanecerão pós-crise. 

Como por exemplo, o aumento de compras por e-commerces, serviços de delivery e com menor contato possível. 

Da mesma forma, os consumidores tendem a optar por um consumo consciente, que vise sustentabilidade e serviços que considerem a higiene e cuidados à saúde.  

Como reforçar a experiência do cliente no pós-pandemia na sua empresa?

Visto brevemente as tendências para o CX, listamos algumas práticas para oferecer ao seu cliente toda uma experiência de qualidade. 

  • Omnichannel:a ideia é valorizar todos os canais de contato com o cliente da empresa, seja online ou offline. É preciso oferecer uma experiência de qualidade completa.
  • Usabilidade: Com maior busca dos serviços digitais e uso do celular para isto, é preciso se antecipar e garantir que seu site seja adaptável e rápido em qualquer dispositivo. 
  • Humanização e personalização: as pessoas anseiam por uma comunicação mais humanizada e que busquem solucionar os seus problemas. 
  • Comprometimento e respeito: As empresas vêm sendo observadas em sua conduta e qualquer desvio pode resultar no seu “cancelamento”. 

Precisamos lembrar que a experiência do cliente deve valorizar todos os contatos do consumidor com a sua marca, desde o primeiro contato até o pós-vendas.

E todo este esforço é feito para que sua empresa possa ganhar a confiança do usuário, aumentar a fidelização dos clientes e ainda, se possível, torná-lo um defensor da marca. 

A preocupação com a higiene, bem-estar de clientes e funcionários e com o meio ambiente não deve ser negligenciada, caso sua empresa queira continuar conquistando clientes. 

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