Como_reduzir_custos_com_a_otimização_da_cadeia_de_suprimentos.jpg.jpeg Como_reduzir_custos_com_a_otimização_da_cadeia_de_suprimentos.jpg.jpeg

Como reduzir custos com a otimização da cadeia de suprimentos

4 minutos para ler

Com o crescente aumento na circulação de mercadorias, um dos setores mais preocupados em reduzir custos é o logístico. Os gastos com transporte, armazenagem e distribuição são tão altos, que muitas vezes se aproximam do valor do próprio produto, com isso o uso adequado do Supply Chain Management (Gestão na Cadeia de Suprimentos) se torna indispensável para uma gestão equilibrada da empresa.

Com a otimização da cadeia de suprimentos podemos fazer uma grande diferença na redução de custos. Isso torna a empresa mais eficiente e faz com que ela se mantenha no mercado de maneira mais lucrativa.

 

A otimização da cadeia de suprimentos

Quando se lida com esta ferramenta é preciso levar em consideração todas as etapas do processo, e todos os colaboradores envolvidos, pois muitas vezes as maiores despesas estão acontecendo aonde menos se espera. Cada setor ou etapa do processo exige uma solução diferente prezando sempre pela continuidade no atendimento, para que os clientes sintam o mínimo possível estas mudanças.

 

Coleta de dados e avaliação

É preciso considerar todos os custos envolvidos no processo logístico. Por isso, é importante que ao avaliarmos os dados da empresa, sejam utilizadas informações precisas e o mais atualizadas possíveis. Também é necessário utilizar uma ferramenta na coleta de dados, que seja de fácil utilização, para que possam ser feitas comparações entre serviços e datas, além de um recurso para emissão de relatórios completos que ajudam muito na análise.

Uma pesquisa feita pelo Centro de Estudos e Logística mostra a relação entre os custos deste setor no Brasil. A partir de números de vários órgãos de pesquisa como o IBGE e ANTT, ela chegou a esses dados em relação ao ano de 2014.

 

Custos logísticos no Brasil em 2014

  • Transporte 7,5%

  • Estoque 3,9%

  • Armazenagem 0,7%

  • Administrativo 0,5%

  • Custos logísticos totais 12,6%

A partir desses dados, vemos que em média 60% dos custos logísticos são provenientes do transporte, por isso devemos dar uma maior atenção a este setor no momento da avaliação.

Em relação aos veículos, o gasto com combustíveis pode ser reduzido com uma boa roteirização. A manutenção preventiva também traz uma grande economia até mesmo em relação ao tempo perdido com paradas não programadas. Os colaboradores também devem ser monitorados na questão de horas extras, muitas vezes desnecessárias, e também em relação a outras despesas que eles possam gerar.

Existem vários problemas que aparecem em decorrência de acidentes ou extravio de mercadorias. Estes transtornos podem se resolver facilmente com a contratação de um seguro que trará agilidade, além de reduzir os custos com reposição de produtos.

A avaliação de cada gasto pode revelar grandes gargalos, que muitas vezes passavam despercebidos pela empresa. Por isso, é necessário que seja feito um controle sistêmico e minucioso de cada etapa, para assim identificar estes pontos e encontrar a melhor solução possível.

Quando pensamos em reduzir custos através da otimização da cadeia de suprimentos, podemos explorar todo o potencial produtivo da empresa sem perder a qualidade, que é cada vez mais exigida pelos clientes.

Gostou de nosso artigo sobre como reduzir custos com a otimização da cadeia de suprimentos? Aproveite para conhecer e curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de várias outras dicas!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta