Como otimizar a reposição de estoque?

4 minutos para ler

Atualmente, percebemos cada vez mais um progresso e intenso aumento dos níveis de consumo em grande parte dos setores da economia. Nessa visão, as empresas vendem mais e, imprescindivelmente, têm a necessidade de comprar mais para repor estoques com astucia e conseguir suprir toda a demanda de mercado. Portanto, a agilidade na reposição do estoque é de extrema importancia, visto que, um estoque mal suprido, pode significar transtorno ao cliente que almeja colocar determinado produto e não o encontra disponível, fazendo com que ele perca algumas vendas. E pensando nisso, listamos 4 excelentes dicas para que você aprenda a repor seu estoque com grande eficiência. Confira!

Planeje mais suas compras

Através de uma serie de informações provenientes de seu banco de dados logísticos, encontre uma maneira de contabilizar produtos com níveis de vendas superiores, a fim de proporcionar aos mesmos reposições ou suplementaçoes de estocagem maiores, garantindo de forma mais segura o atendimento rápido de seus clientes e eventuais economias com  transporte de seus produtos, por encomendar maior quantidades de uma vez e aproveitar melhor as entregas.

Tenha um bom Sistema VMI

Sistemas VMI (Vendor Manager Inventory) são softwares que proporcionam uma otimização do desempenho de toda a cadeia de suprimento, onde o fornecedor responsabiliza-se pela gestão dos níveis de inventario do cliente em valores preestabelecidos. Então, tenha atenção ao optar pela via de implante de um sistema VMI em sua empresa, pois assim você atenderá melhor seus clientes e evitará eventuais transtornos com abastecimentos de estoque.

Escolha o modelo que mais lhe atende

O gestor pode optar por dois modelos de reposição de estoque, respectivamente, contínuos ou periódicos. Esses modelos exigem bastante atenção, uma vez que possuem características ideais e outras não tão boas assim para aplicação.

O modelo de reposição contínua, consiste na preservação dos níveis de estoque de maneira mais reduzida, com pedidos mais constantes, sendo a emissão desses pedidos de compra feitos apenas quando o estoque atinge ponto mínimo. Fatores resultantes no acarretamento de maiores custos, mas também na diminuição de gastos com armazenamento e gasto com quantidades além no necessário.

O modelo de reposição periódica é formado pelos pedidos de reposição em intervalos de tempo já predeterminados. Este modelo requer maior atenção, pois caso a empresa fique desabastecida nos intervalos de tempo não acordados para novas entregas, há o risco de ficar sem os produtos para a venda.

Atenção a Stakeholders externos

StakeHolders externos podem ser entendidos como carga informacional a respeito de diferentes grupos, como clientes, fornecedores, credores e estado, e outros fatores externos a que possam afetar sua organização, por exemplo. Tenha sempre atenção a esses stakeholders, pois os mesmos poderão interferir em seus negócios positivamente ou negativamente, como novos impostos sobre determinados produtos, especulações de futuros preços e propensões a consumir, respectivamente de seus produtos e clientes, situação empresarial de seus fornecedores, etc. Então, com essas informações em mãos, você poderá se preparar para tomar determinadas posições, corrigir planejamentos e se precaver de situações não desejadas.

Então, ficou com alguma dúvida de como se otimizar sua reposição de estoque? Tem algo que queira compartilhar conosco? Então deixe o seu comentário e assine nossa newsletter para se manter sempre atualizado!

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário