Não cansamos de falar sobre a transformação digital do Supply Chain por aqui, e não é porque isto está relacionado ao nosso ramo de negócio.
Mas sim, porque nós da Orbit sabemos que esse é o próximo movimento mais óbvio do mercado.
Querendo ou não, empresas terão que se adaptar às recentes soluções tecnológicas para continuarem competitivas.
Para entendermos de forma objetiva como a transformação digital tem afetado o Supply Chain, neste artigo veremos os seguintes tópicos:
- 3 Desafios para transformação digital mais comentados por profissionais de Supply Chain
- 3 principais soluções para a transformação digital do Supply Chain
- 3 principais resultados da transformação digital
Continue a leitura e saiba mais!
3 Desafios para transformação digital mais comentados por profissionais de Supply Chain
A transformação digital na área de Supply Chain ainda é algo complexo e de difícil implementação para muitas organizações.
Sendo assim, vamos listar alguns dos desafios mais mencionados por profissionais desse setor.
1. Ter dados integrados entre departamentos e empresas
Dentro de uma empresa é bem difícil aquela que consegue ter uma boa integração de dados entre departamentos e quando se trata de fornecedores ainda é pior.
Esta falta de confiança entre departamentos e parceiros, dificulta haver uma sincronia, visibilidade do todo e ainda agilidade na obtenção de informações relevantes.
2. Falta de visibilidade de ponta a ponta
Se primeiro temos o problema da integração, isso nos leva ao segundo problema: a falta de visibilidade.
Isso pode ocorrer por grande parte dos processos ainda serem manuais, por falhas ou exatamente por essa falta de comunicação entre áreas.
3. Precisão da demanda real
Se não temos dados sincronizados e informações de toda a cadeia, dificilmente haverá uma previsão real de demanda.
A não digitalização amplia esse problema.
3 principais soluções para a transformação digital do Supply Chain
Alguns estudos mostram que investimentos da transformação digital do Supply Chain podem trazer retornos expressivos e aumentar o mercado significativamente.
E as 3 principais soluções que contribuem para resultados relevantes são:
Digitalização
Trata -se de conectar e processar dados de diferentes fontes de toda a cadeia de suprimentos para atingir a integração e agilidade dos dados.
Analytics
É o Analytics que vai transformar os dados em informação relevante para a empresa, contribuindo para a análise de comportamento do cliente/mercado.
E ainda aprimorar as previsões de demandas e tomadas de decisões.
Automação
A automação aperfeiçoou várias etapas do Supply Chain, permitindo agilizar processos manuais e até mesmo aumentar o volume de algumas atividades.
Do mesmo modo, pode se esperar diminuição de erros humanos e o ganho de qualidade nas operações.
3 principais resultados da transformação digital
Além de ajudar os desafios comentados aqui no primeiro tópico, a transformação digital no Supply Chain tem colaborado para os resultados que iremos citar:
Menos vendas perdidas
Com dados integrados, menos erros manuais e maior previsão de demanda, a consequência natural é ter mais oportunidades de vendas.
Tudo isso, porque houve mais assertividade no processo.
Inventário reduzido
A digitalização melhora a visibilidade, especialmente em estoques e armazéns. Já o Analytics contribui com a previsibilidade como dito anteriormente.
Com isso, o giro dos produtos fica mais próximo das necessidades das demandas, evitando obsolescência ou faltas de estoque.
Maior qualidade na experiência do cliente
Processos mais fluidos e redução de custos que são esperados com todos esses aprimoramentos, se refletem na experiência do consumidor.
No fim, ele ganha em agilidade, praticidade e qualidade.
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