Como o Overdelivering pode ajudar a sua empresa a fidelizar os clientes

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Overdelivering é uma estratégia de marketing utilizada para atrair a atenção do cliente e contribuir para aumentar sua satisfação, hoje muito praticada por e-commerces

Com tantas opções de compras disponíveis aos consumidores, as empresas precisam de algo para serem lembradas e manter seus clientes.

Essa necessidade vai de encontro com as práticas de overdelivering, o qual iremos abordar como funciona e dicas de como colocá-lo em prática! Aproveite a leitura!

O que é o Overdelivering e como funciona na prática?

Se traduzirmos ao pé da letra o termo em inglês, overdelivering significa “entrega em excesso” ou “entregar mais”, sendo esta exatamente a ideia.

A empresa tem que ter em mente como entregar mais que o prometido de forma a agregar valor no seu produto e assim surpreender o cliente na sua experiência de compra. 

O objetivo principal não é atrair novos clientes, mas continuar sendo preferência de quem já consome o seu produto.   

Na prática, as empresas costumam usar as seguintes táticas para impressionar os clientes:

  • Oferta de frete grátis;
  • Brindes;
  • Cupons de descontos;
  • Planos de fidelidade;
  • Embalagens personalizadas;
  • Amostras grátis.

É claro que a maioria dos clientes gostam de ganhar brindes e descontos, mas para saber como exceder a expectativa do cliente, não basta apenas adotar práticas isoladas. 

As estratégias podem variar, o importante é demonstrar que você se importa e tem cuidado de manter um bom relacionamento com o seu cliente.

3 dicas para fazer o Overdelivering da melhor maneira

Se a sua empresa vem pensando como melhorar a experiência de compra do usuário, o overdelivering é uma ótima tática para somar a sua estratégia. 

Para usar o overdelivering de forma assertiva, separamos aqui 3 dicas: 

1. Conheça seus clientes

Para agradar seu cliente é preciso conhecê-lo e saber se você está entregando algo que ele não precisa. Por isso, é importante estar mais próximo. 

Pesquise mais a respeito de suas preferências e valorize os feedbacks deixados nos seus canais de contato e mídias sociais. 

Depois de ouvir os seus clientes, você poderá agradá-lo de forma mais assertiva, sem extrapolar custos e de acordo com seus objetivos. 

2. Certifique-se que você já está entregando um bom serviço

Por exemplo, não adianta oferecer frete grátis se o seu produto vai mal embalado e chega com defeitos. 

Para ter êxito em satisfazer o cliente, você deve estar atento se está entregando com sucesso o que promete. 

3.Pense além dos brindes e descontos

O overdelivering deve ser pensado de forma estratégica e complementar, para agregar valor e tornar a experiência do cliente com a marca memorável. 

Conhecendo o seu cliente, esteja atento aos detalhes e qual seria o fator surpresa que vai além do prometido. 

Seja qual for a tática que você queira adotar, avalie bem a viabilidade, o perfil do cliente e o momento ideal para entregar um mimo. 

E tenha paciência para colher os frutos, sabendo que o retorno pode vir de médio a longo prazo.

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