Como o Order to Cash pode melhorar a cadeia de suprimentos?

por | 28/12/2022

4 minutos para ler

O método Order to Cash é muito utilizado por empresas que buscam maior visibilidade de ponta a ponta em sua cadeia de suprimentos. Visto que um dos maiores desafios dos negócios em toda sua área de abastecimento é a divisão por departamentos o que por vezes acaba dificultando uma visão de todo o processo.

E com isso, se perde a noção se realmente a empresa tem otimizado ao máximo seus processos e recursos. Alguns processos de vendas e faturamento podem ser empecilhos para que seu negócio seja mais ágil e econômico e foi pensando nesses detalhes que preparamos esse artigo.

Assim, você pode avaliar como o order to cash pode melhorar a cadeia de suprimentos do seu negócio e trazer resultados mais efetivos!

Sinais de que sua empresa precisa de melhorias no Order to Cash

Sinais de que sua empresa precisa de melhorias no Order to Cash

Se você se encontra na fase inicial, buscando entender o que é o Order to cash, como ele funciona e seus desafios, sugiro que leia esse artigo abaixo antes, que pode ser esclarecedor no seu caso!

>> Processo Order to Cash: quais os desafios e como funciona?

Entretanto, se já entende como funciona esse sistema, mas ainda assim não se convenceu se realmente ele pode ser eficaz para a realidade da sua empresa, pense nos seguintes aspectos:

Seus vendedores passam muito tempo verificando se chegaram respostas de clientes ou se eles receberam e-mails? Ligando buscando informações para contratos, fazendo todo o processo de contratação manualmente?

Se comunicando de forma manual com o financeiro, ou seja, sem automação dos processos? E da mesma forma, como trabalha o seu financeiro? Eles ainda usam planilhas? Há erros e atrasos no faturamento?

O financeiro gera notas fiscais manuais? Tem erros de envios de notas, boletos, cálculo?

Enfim, se seus vendedores e/ou setor financeiro ainda sofre com essas coisas manuais, tem retrabalhos e tem poucos recursos automáticos, por certo, você tem oportunidades de melhorias com Order to Cash.

Quais as melhorias efetivas que o OTC traz para as empresas?

Quais as melhorias efetivas que o OTC traz para as empresas?

Com toda a certeza, o Order to Cash tem o poder de ajudar as empresas com tomada de decisões mais assertivas, graças a soluções OTC baseadas em I.A.

Isto é, esse sistema torna possível visualizar todo o caminho do dinheiro percorrido dentro da sua empresa, desde quando o pedido é feito, análise de pagamentos, envios e recebimentos, até que todo o ciclo seja concluído.

De fato, um estudo da IMB provou que todo esse processo com a ajuda do OTC se tornaram 81% mais eficientes nas empresas que o adotaram.  Dentre os resultados já experimentados, os principais são:

  • Agiliza a mercadoria para vendas, evitando dinheiro parado no estoque;
  • Emitem as notas fiscais automaticamente;
  • Empresas conseguem manter mais o foco em estratégias de gestão, ao invés de resolução de problemas;
  • Ganhos em agilidade de processos;
  • Agiliza o fluxo de caixa;
  • Tem mais precisão de informação, devido a alta visibilidade em tempo real.

Todos esses benefícios são essenciais para manter seu negócio alinhado ao mercado acelerado pela influência tecnológica.

Benefícios do Order to Cash

A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, siga nos no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *