Como melhorar a ergonomia em atividades logísticas? Como melhorar a ergonomia em atividades logísticas?

Como melhorar a ergonomia em atividades logísticas?

5 minutos para ler

A ergonomia é, atualmente, um tema recorrente no mundo do trabalho. Busca-se conciliar ao máximo o homem com sua atividade, de modo que, em vez de sentir-se prejudicado por ela, o profissional a execute da melhor maneira possível, sentindo-se bem integrado ao seu afazer e feliz com o que faz!

Na área logística, a ergonomia também consiste em um fator importante a considerar. Veja como melhorar a ergonomia nas operações logísticas e aumente a eficiência de seus colaboradores!

LER/DORT e os profissionais que trabalham em armazéns

Uma das principais características das atividades executadas em armazéns é o fato de serem, em geral, pesadas, repetitivas e desgastantes. Em atividades desse tipo, a aplicação de estratégias ergonômicas torna-se ainda mais necessária a fim de evitar o aparecimento de LER/DORT, isto é, Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteo musculares Relacionados ao Trabalho.

Os primeiros diagnósticos de LER/DORT surgiram na década de 80, resultando em uma norma específica para a aplicação e fiscalização da ciência ergonômica ao trabalho. Essa norma surgiu na década de 90, é a Norma Regulamentadora 17 do Ministério do Trabalho e Emprego.

DORT é um termo que está relacionado a problemas nos ossos e músculos do trabalhador, especialmente aqueles que afetam o pescoço e os membros superiores. Para evitar o surgimento dessas complicações, é necessário melhorar o nível de conforto no ambiente onde se realizam as atividades.

Metodologia de trabalho e sistemas de armazenagem para melhorar a vida dos colaboradores

Adotar uma metodologia de trabalho eficiente vai contribuir bastante para reduzir as possibilidades de lesões por esforços repetitivos e de distúrbios osteo musculares. Isso implica na adoção de um sistema organizado que contemple:

  • Revezamento de funcionários;

  • Pausas durante o trabalho;

  • Aperfeiçoamento nos postos de trabalho;

  • Projetos ergonômicos bem orientados;

  • Educação do próprio trabalhador sobre práticas saudáveis de trabalho.

Muitos sistemas de armazenagem ajudam os funcionários a assumir uma postura correta. Um exemplo é o sistema de armazenagem em carrossel que, por ser rotacional, não exige que o trabalhador fique se agachando para apanhar algum produto em operações de picking.

É fundamental orientar o colaborador a assumir a postura adequada e condicioná-los a suportarem determinadas cargas de trabalho. Embora isso não extinga definitivamente as possibilidades de lesões, reduz bastante a sua incidência.

No que se refere ao setor de transportes, uma forma de melhorar a ergonomia é aperfeiçoando bancos e pedais dos veículos e otimizando o painel visual e a acústica da cabine do caminhão.

É preciso ainda orientar o motorista a guiar o veículo com as mãos retas sobre o volante, evitando trocar de marcha com movimentos bruscos e não descansar os pés sobre o pedal de câmbio enquanto dirige. Para melhorar seu desempenho, recomenda-se ao caminhoneiro realizar pequenas caminhadas e fazer alongamentos durante as paradas.

Risco ergonômico e antropométrica

Quando se fala em ergonomia, deve-se considerar o risco ergonômico, responsável por uma elevada quantidade de problemas. Os riscos existem sempre que o ambiente de trabalho não expõe boas condições de trabalho: precariedade na infraestrutura, desqualificação profissional e outras coisas.

Já a antropométrica significa a ciência da medida do tamanho corporal. Os resultados da antropométrica podem ser aproveitados para o bom planejamento de postos de trabalho, de equipamentos, produtos e ferramentas que sejam mais compatíveis com aquelas dimensões dos colaboradores.

Necessidade de um profissional de segurança do trabalho para a ergonomia nas operações logísticas

O ideal é que a empresa tenha um profissional de segurança do trabalho para orientar tanto os gestores quanto seus colaboradores a respeito de como devem proceder. A adoção das práticas preventivas corretas de ergonomia contribui também para evitar processos judiciais trabalhistas que envolvem problemas de saúde causados em um ambiente de trabalho pouco ou nada ergonômico.

Como está a ergonomia nas operações logísticas de onde você trabalha? Faça seu comentário e aproveite para nos seguir no Facebook e Twitter!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário