A ergonomia é, atualmente, um tema recorrente no mundo do trabalho. Busca-se conciliar ao máximo o homem com sua atividade, de modo que, em vez de sentir-se prejudicado por ela, o profissional a execute da melhor maneira possível, sentindo-se bem integrado ao seu afazer e feliz com o que faz!
Na área logística, a ergonomia também consiste em um fator importante a considerar. Veja como melhorar a ergonomia nas atividades logísticas e aumente a eficiência de seus colaboradores!
LER/DORT e os profissionais que trabalham em armazéns
Uma das principais características das atividades executadas em armazéns é o fato de serem, em geral, pesadas, repetitivas e desgastantes. Em atividades logísticas desse tipo, a aplicação de estratégias ergonômicas torna-se ainda mais necessária a fim de evitar o aparecimento de LER/DORT, isto é, Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteo musculares Relacionados ao Trabalho.
Os primeiros diagnósticos de LER/DORT surgiram na década de 80, resultando em uma norma específica para a aplicação e fiscalização da ciência ergonômica ao trabalho. Essa norma surgiu na década de 90, é a Norma Regulamentadora 17 do Ministério do Trabalho e Emprego.
DORT é um termo que está relacionado a problemas nos ossos e músculos do trabalhador, especialmente aqueles que afetam o pescoço e os membros superiores. Para evitar o surgimento dessas complicações, é necessário melhorar o nível de conforto no ambiente onde se realizam as atividades.
Metodologia de trabalho e sistemas de armazenagem para melhorar a vida dos colaboradores
Adotar uma metodologia de trabalho eficiente vai contribuir bastante para reduzir as possibilidades de lesões por esforços repetitivos e de distúrbios osteo musculares. Isso implica na adoção de um sistema organizado que contemple:
- Revezamento de funcionários;
- Pausas durante o trabalho;
- Aperfeiçoamento nos postos de trabalho;
- Projetos ergonômicos bem orientados;
- Educação do próprio trabalhador sobre práticas saudáveis de trabalho.
Muitos sistemas de armazenagem ajudam os funcionários a assumir uma postura correta. Um exemplo é o sistema de armazenagem em carrossel que, por ser rotacional, não exige que o trabalhador fique se agachando para apanhar algum produto em operações de picking.
É fundamental orientar o colaborador a assumir a postura adequada e condicioná-los a suportarem determinadas cargas de trabalho. Embora isso não extinga definitivamente as possibilidades de lesões, reduz bastante a sua incidência.
No que se refere ao setor de transportes, uma forma de melhorar a ergonomia é aperfeiçoando bancos e pedais dos veículos e otimizando o painel visual e a acústica da cabine do caminhão.
É preciso ainda orientar o motorista a guiar o veículo com as mãos retas sobre o volante, evitando trocar de marcha com movimentos bruscos e não descansar os pés sobre o pedal de câmbio enquanto dirige. Para melhorar seu desempenho, recomenda-se ao caminhoneiro realizar pequenas caminhadas e fazer alongamentos durante as paradas.
Risco ergonômico e antropométrica
Quando se fala em ergonomia, deve-se considerar o risco ergonômico, responsável por uma elevada quantidade de problemas. Os riscos existem sempre que o ambiente de trabalho não expõe boas condições de trabalho: precariedade na infraestrutura, desqualificação profissional e outras coisas.
Já a antropométrica significa a ciência da medida do tamanho corporal. Os resultados da antropométrica podem ser aproveitados para o bom planejamento de postos de trabalho, de equipamentos, produtos e ferramentas que sejam mais compatíveis com aquelas dimensões dos colaboradores.
Necessidade de um profissional de segurança do trabalho para a ergonomia das atividades logísticas
O ideal é que a empresa tenha um profissional de segurança do trabalho para orientar tanto os gestores quanto seus colaboradores a respeito de como devem proceder. A adoção das práticas preventivas corretas de ergonomia contribui também para evitar processos judiciais trabalhistas que envolvem problemas de saúde causados em um ambiente de trabalho pouco ou nada ergonômico.
A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.
Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse de atividades logísticas, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!
0 comentários