Como a gestão de estoque pode diminuir seus custos Como a gestão de estoque pode diminuir seus custos

Como a gestão de estoque pode diminuir seus custos

5 minutos para ler

Os gestores estão constantemente buscando maneiras de reduzir custos e melhorar seus serviços internos e de atendimento aos clientes. E uma área que pode ser sempre melhorada é a gestão de estoque. O monitoramento bem feito das mercadorias que entram e que saem no inventário e a avaliação do giro dos produtos no acervo dão ao gestor informações importantes para fazer um planejamento estratégico diante dos cenários futuros, bem como instruções de como melhorar sua posição no mercado. A gestão de estoque tem um impacto determinante nos custos de sua empresa, você sabia? Então descubra ainda mais com este post que preparamos pra você!

Não compre mercadorias de reposição desnecessariamente

Uma leitura errada de quantos produtos você tem estocados ou uma análise imprecisa dos itens que precisam ser repostos pode fazer com que o gestor encomende produtos em excesso a seus fornecedores. Isso quer dizer que seu capital será imobilizado no estoque em mais volume, sem que haja necessidade. Há o risco de alguns artigos ficarem encalhados, sem que exista demanda para a quantidade que comprou, e reduzir o capital para investir em outras áreas da empresa.

Não gaste mais para ter seus clientes de volta

Outro ponto negativo que a má gestão de estoque pode oferecer é a falta de produtos diante da demanda do mercado. Se a empresa não traz estocados os produtos certos para o atendimento imediato de sua clientela, vai abrir a oportunidade de seus clientes procurarem os concorrentes a fim de ter suas necessidades atendidas. Isso poderá significar mais ações de marketing futuras, descontos nos preços e aumento dos contatos, com a intenção de trazer esses clientes de volta. Ou seja, mais gastos.

Não perca mercadorias perecíveis

O descontrole que faz com que a aquisição de produtos a estocar seja maior do que a demanda ainda pode trazer mais um transtorno: o risco de perder mercadorias perecíveis. Se os produtos ultrapassam o prazo de validade, a empresa vai ter perdido o capital investido, sem ter como recuperá-lo. Se você trabalha com produtos desta categoria, deve ter um monitoramento bastante dedicado da gestão de estoque, para que dê saída aos itens que apresentam datas de validade mais próximas de expirar.

Não gaste mais com espaço e manutenção

Se o gestor conhece bem os dados que tem em mãos e pesquisa as prováveis demandas futuras, vai ser capaz de organizar estoques menores e otimizados. Isso significa que o espaço reservado ao estoque poderá ser menor e mais organizado. Assim, será possível a empresa gastar menos com aluguéis de armazéns, manutenção e limpeza. Sem falar que menos mercadorias estocadas facilitam o manuseio, diminuem as avarias e danos, bem como admite reduzir o número de mão de obra envolvida no estoque. Aplaque as despesas com luz, água, refrigeração e outros serviços para conservar suas mercadorias.

Não se exponha a furtos ou desvios de funcionários

Se a sua gestão de estoque é deficitária e você não sabe com precisão os produtos que entram e que saem, muito menos quando isso acontece, pode ficar sujeito a furto e desvio de algum funcionário que atue de má fé, auxiliado ou não por terceiros. Dependendo do volume de extravios, quando o gestor percebe o problema, pode já ter perdido muito dinheiro.

Se não houver um controle adequado na gestão do estoque, o gestor vai ter dificuldade até para descobrir o que precisa ser aperfeiçoado na empresa. Não saberá se existe erro de contagem dos produtos estocados, se ocorrem desvios de mercadorias, se os itens irão suprir as demandas futuras. Esse aspecto vai influenciar diretamente nos resultados financeiros do negócio. E então, como você tem gerenciado seus estoques ultimamente? As dicas que demos para melhor gestão de estoque podem ser cruciais para a melhoria desse setor em sua empresa. Conseguiu visualizar como irá melhorar aspectos do seu estoque com o auxílio desse post? Deixe seu comentário contando pra gente!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta