Como fazer a gestão de estoque de produtos sazonais?

por | 21/04/2021

4 minutos para ler

A chegada de datas comemorativas e feriados sempre é uma ótima oportunidade para vendas, principalmente para os chamados produtos sazonais. Mas se a empresa não estiver de olho na movimentação do estoque sazonal, aumentam as chances do seu negócio ficar no prejuízo e ninguém quer isso, não é mesmo? Por isso, preparamos esse artigo, para você entender quais os efeitos que os produtos sazonais causam no seu estoque e como é possível driblar estes impactos! 

O que é e quais são os impactos dos produtos sazonais? 

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Podemos dizer que produtos sazonais são aqueles produtos mais procurados em uma determinada estação climática ou período de tempo. São exemplos as roupas e acessórios de inverno ou verão, ovos de páscoa, presentes para o dia dos namorados, etc. O crescimento nas vendas nestes períodos torna a gestão do estoque mais complexa, pois exige maiores investimentos.

E nem sempre uma previsão precisa é realizada, resultando em redução nos lucros. Quando passa o período de pico, os efeitos de uma má gestão de estoque refletem-se em vendas não concretizadas, na falta, excesso ou obsolescência de estoque. Para evitar esses tipos de prejuízos, veremos a seguir como lidar com estes impactos. 

Boas práticas de gestão de estoque sazonal para lidar com os impactos sazonais

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Entender os impactos dos produtos sazonais traz vantagens para uma boa gestão de estoque e lucratividade da empresa. Aqui listamos algumas práticas para lidar com a demanda sazonal, acompanhe!

Faça uma previsão de vendas

Muitas decisões da gestão do estoque sazonal dependem da previsão de demanda, como as compras e despesas para produção e vendas dos produtos sazonais. É importante considerar o histórico das vendas dos anos anteriores, para que essa previsão seja a mais exata possível. 

Diversifique seu catálogo de produtos

É uma estratégia para aumentar as opções de compra dos seus clientes e vencer a sazonalidade. Invista em produtos complementares que se encaixem no seu catálogo de produtos. 

Analise a possibilidade de outros mercados

Se factível, busque identificar e atender outros mercados que estejam em períodos de alta procura ou o mercado internacional que proporciona ganhos de escala.

Reduza o seu estoque sazonal

Para limpar seu estoque sazonal, ofereça descontos no meio e final de temporada ou faça liquidações. Isto evita que seus produtos se tornem obsoletos e você tenha prejuízo com estoque parado.

Fique de olho nas tendências

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Pesquise as tendências para entender a demanda de itens sazonais. Você pode utilizar as mídias sociais e o google para isso, acompanhando o que as pessoas têm mais procurado. Veja o que os seus concorrentes estão anunciando, o que te ajudará a entender os itens que você precisará no seu estoque de segurança. Um bom gestor avalia bem os fatores sazonais e como isto reflete no seu negócio, com o intuito de reduzir os impactos negativos.

A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

E para não errar na gestão de estoque de produtos sazonais, conte com um software para gerenciar e otimizar as informações, essencial para a precisão nas tomadas de decisões. Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!

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