Como fazer a gestão de estoque de produtos sazonais?

3 minutos para ler

A chegada de datas comemorativas e feriados sempre é uma ótima oportunidade para vendas, principalmente para os chamados produtos sazonais. 

Mas se a empresa não estiver de olho na movimentação do estoque, aumentam as chances do seu negócio ficar no prejuízo e ninguém quer isso, não é mesmo? 

Por isso, preparamos esse artigo, para você entender quais os efeitos que os produtos sazonais causam no seu estoque e como é possível driblar estes impactos! 

O que é e quais são os impactos dos produtos sazonais? 

Podemos dizer que produtos sazonais são aqueles produtos mais procurados em uma determinada estação climática ou período de tempo. 

São exemplos as roupas e acessórios de inverno ou verão, ovos de páscoa, presentes para o dia dos namorados, etc.

O crescimento nas vendas nestes períodos torna a gestão do estoque mais complexa, pois exige maiores investimentos.

E nem sempre uma previsão precisa é realizada, resultando em redução nos lucros. 

Quando passa o período de pico, os efeitos de uma má gestão de estoque refletem-se em vendas não concretizadas, na falta, excesso ou obsolescência de estoque.

Para evitar esses tipos de prejuízos, veremos a seguir como lidar com estes impactos. 

Boas práticas de gestão de estoque para lidar com os impactos sazonais 

Entender os impactos dos produtos sazonais traz vantagens para uma boa gestão de estoque e lucratividade da empresa.

Aqui listamos algumas práticas para lidar com a demanda sazonal, acompanhe!

Faça uma previsão de vendas

Muitas decisões da gestão do estoque dependem da previsão de demanda, como as compras e despesas para produção e vendas dos produtos sazonais. 

É importante considerar o histórico das vendas dos anos anteriores, para que essa previsão seja a mais exata possível. 

Diversifique seu catálogo de produtos

É uma estratégia para aumentar as opções de compra dos seus clientes e vencer a sazonalidade.

Invista em produtos complementares que se encaixem no seu catálogo de produtos. 

Analise a possibilidade de outros mercados

Se factível, busque identificar e atender outros mercados que estejam em períodos de alta procura ou o mercado internacional que proporciona ganhos de escala.

Reduza o seu estoque sazonal

Para limpar seu estoque sazonal, ofereça descontos no meio e final de temporada ou faça liquidações. 

Isto evita que seus produtos se tornem obsoletos e você tenha prejuízo com estoque parado.

Fique de olho nas tendências

Pesquise as tendências para entender a demanda de itens sazonais. Você pode utilizar as mídias sociais e o google para isso, acompanhando o que as pessoas têm mais procurado.

Veja o que os seus concorrentes estão anunciando, o que te ajudará a entender os itens que você precisará no seu estoque de segurança. 

Um bom gestor avalia bem os fatores sazonais e como isto reflete no seu negócio, com o intuito de reduzir os impactos negativos.

E para não errar na gestão de estoque de produtos sazonais, conte com um software para gerenciar e otimizar as informações, essencial para a precisão nas tomadas de decisões.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe uma resposta