Como escolher um sistema de gestão de estoque Como escolher um sistema de gestão de estoque

Como escolher um sistema de gestão de estoque

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Controlar o estoque exige do gestor muita atenção, de modo a evitar compras acima do que é necessário, empilhar mercadorias e prevenir que o estoque fique sem os produtos indispensáveis à movimentação do negócio. Por isso, é sempre bom escolher um software especializado para auxiliá-lo na gestão de estoque. Veja como fazer isso!

O que o bom gerenciamento de estoque permite?

O controle de estoque é de máxima importância para melhorar a produtividade de uma empresa. Ele fiscaliza a entrada e a saída de matérias-primas e mercadorias. Com um bom gerenciamento de estoque, é possível:

  • Aprimorar os investimentos com os produtos de estoque;

  • Avaliar os custos com o processo de produção;

  • Identificar matérias-primas/produtos mais utilizados e menos importantes;

  • Criar uma estimativa para as vendas e para os pedidos;

  • Controlar de forma eficiente todo o processo de compra.

Por que é importante fazer um inventário de estoque?

Uma das mais importantes recomendações dos especialistas é sobre a necessidade de se fazer um inventário do estoque. Este documento é uma conferência pessoal que o gestor deve fazer, certificando-se de que todas as mercadorias lançadas no sistema digital correspondem as do estoque físico.

Erros que envolvem o estoque são comuns, mesmo quando são tomados todos os cuidados. Por isso, é preciso revisar o inventário periodicamente. Estas falhas ocorrem principalmente quando há desvios ou roubos ou quando há erros no fornecimento dos dados (lançamentos errados de saídas ou entradas).

Como escolher um software de gestão?

Para escolher o melhor software para compor seu sistema de gestão e otimizar o controle de estoque é bom considerar alguns pontos:

Necessidades da empresa

Compare o software de gestão com as necessidades que sua empresa apresenta e confirme se ele realmente se ajusta a estas demandas e à estrutura do seu negócio, satisfazendo suas expectativas.

Fornecedoras idôneas

Procure por softwares em empresas idôneas através da internet e outros meios de referência. Para isso, verifique comentários, entre no site da companhia e confira seu histórico e, se for preciso, faça perguntas ou envie mensagens.

Disponibilidade de módulos específicos

Informe-se se existem módulos específicos do sistema disponíveis, pois, principalmente, para quem está começando ou tem poucos recursos, há as opções de módulos separados — no caso, eles podem ser comprados unitariamente e ajustados ao sistema da empresa e, conforme o negócio vai crescendo, outros módulos são adquiridos e adicionados.

Funcionalidade e praticidade do software

Confirme se o sistema de controle de estoque trabalha perfeitamente nos computadores da sua empresa, desempenhando suas funções corretamente, de modo simples e prático. É importante que o sistema seja de fácil uso, para que os funcionários acostumem-se logo com ele e as atividades operacionais possam ser realizadas sem problemas.

Manutenção do software

Outro ponto importante para ser avaliado é se a empresa que vende o software oferece suporte e manutenção regular, mostrando-se prestativa em casos de dúvidas e necessidade de reparos.

Custo-benefício

É preciso escolher um software que esteja dento dos limites financeiros do seu negócio. Não adianta adquirir um software muito caro e que estoure o orçamento da empresa. A finalidade deste recurso é otimizar o negócio e ajudar no controle do estoque, não fazer a empresa gastar ainda mais.

Além disso, dependendo do porte da sua empresa, você poderá encontrar opções mais viáveis. Mais do que o preço, é importante observar o custo-benefício do produto, ou seja, ele pode até ser um pouco mais caro, mas as vantagens compensam sua aquisição.

E a sua empresa, já possui um software de gestão de estoque? Deixe seu comentário com suas dúvidas e experiências!

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

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