Como determinar Indicadores de Desempenho Logístico Como determinar Indicadores de Desempenho Logístico

Como determinar Indicadores de Desempenho Logístico?

4 minutos para ler

Para que os gestores consigam alcançar e avaliar resultados, além de estabelecer metas, é necessário utilizar uma metodologia que ajude a compreender as entregas dos processos e a direcionar as ações para que melhorias assertivas sejam implementadas. E o post de hoje irá te contar mais sobre alguns indicadores em especial: os de desempenho logístico. Então, acompanhe conosco e saiba como eles podem ser determinados e quais são seus principais benefícios. Confira!

Afinal, o que são os indicadores de desempenho?

Os indicadores são ferramentas de análise de processos que ajudam a compreender melhor os resultados, apontando quais são as deficiências e pontos fortes de determinada atividade. Eles devem ser criados de forma que reflitam a realidade e a estratégia da empresa, contribuindo para a adoção de melhorias contínuas e o aprimoramento dos resultados de uma maneira geral.

Como determinar indicadores de desempenho logístico?

Como dissemos no tópico anterior, os indicadores devem ser desenvolvidos de forma que estejam em consonância com a estratégia e os objetivos da empresa. Isso é de grande importância, pois é muito comum encontrarmos gestores que desejam ter o controle de todas as operações e criam indicadores para cada atividade, mesmo as mais operacionais, e acabam se perdendo em meio a tanta informação, sem saber o que fazer com algumas delas.

Portanto, é importante determinar quais são os processos-chave na empresa e, a partir deles, desenvolver os indicadores através da coleta das informações, organização e apresentação dos dados. Exemplos de indicadores de desempenho logístico de relevância e que são comumente usados são os de níveis de serviços de entregas de fornecedores e da entrega aos clientes, nível de produtividade da expedição, níveis e ruptura de estoque, entre outros.

Por que gerir indicadores de desempenho?

Como foi dito anteriormente, os indicadores são um modo de avaliar os resultados dos processos e orientar para a correção de problemas. Por exemplo, se o gestor identificou que o nível de serviço de entregas para determinada região é menor do que o esperado, é hora de avaliar quais são as causas desse problema, podendo ser tanto no transporte, quanto na criação de metas irreais, além de criar um plano de ação que irá minimizar, ou até mesmo eliminar os problemas que impedem o atingimento da meta.

Além disso, os indicadores de desempenho logístico fornecem informações sólidas sobre os níveis de produtividade das equipes, promovendo a melhoria dos processos de uma maneira geral, uma vez que os gestores estão sempre em busca de diminuir as deficiências.

A criação e a gestão de indicadores de desempenho logístico é fundamental para que as empresas consigam alcançar resultados aprimorados e aumentar a satisfação de seus clientes, que acabam sentindo o reflexo das melhorias que são implementadas, mesmo que elas sejam referentes ao processo produtivo e não às entregas. Em muitos casos, a gestão dos indicadores contribui também para a redução de custos, uma vez que boas oportunidades podem ser encontradas na análise dos processos.

Agora que você já sabe mais sobre a importância dessa ferramenta, aproveite para colocá-la em prática e melhorar seus resultados. E para se manter sempre atualizado, com notícias em primeira mão, assine nossa newsletter para receba sempre os melhores conteúdos.

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário