Como determinar as prioridades em Supply Chain?

4 minutos para ler

As melhores empresas que lidam com cadeias de suprimentos procuram sempre aquelas áreas em que têm espaço para melhorar, bem como as inovações que poderiam adotar para colocar ainda mais distância à frente da concorrência. Cada vez mais, quando há logística e distribuição de mercadorias envolvidas em um negócio, o foco é o aperfeiçoamento dos serviços prestados aos clientes, de forma que se consiga um crescimento sustentável e rentável para a empresa.

Então, o que os gestores de Supply Chain devem ter como prioridades para os próximos anos, a fim de trazer mais benefícios para a empresa em que trabalham? Fique por dentro de algumas soluções que estão sendo implementadas com sucesso por outras empresas e veja o que pode ser adotado nas operações de sua organização!

 

Instalação de uma torre de controle

Quando existe um fluxo muito intenso em uma região, talvez seja interessante contar com um centro de operações, de onde os serviços possam ser monitorados por meio de um sistema de gestão end-to-end de transportes. Dessa maneira, será mais fácil cruzar as informações, já que haverá total visibilidade das rotas envolvidas em cada caso, dos custos de cada operação, e da prestação de serviço ao cliente como um todo.

 

Logística como uma vantagem competitiva

Enquanto muitas empresas terceirizam vários serviços de logística para poderem se concentrar nas competências essenciais da empresa ou nas estratégias de gestão, talvez possa ser o caso de sua empresa ficar mais competitiva no mercado com uma postura de in-sourcing, ou seja, de trazer para si a infraestrutura, a equipe e o controle integral da gestão logística. É essencial pesquisar bastante e conferir todo o investimento envolvido para a sua situação corporativa, a fim de ter certeza de que haverá capacidade para gerir a rede logística, de forma que os custos sejam efetivamente reduzidos e haja a entrega de um melhor serviço ao cliente.

Outra ação de alta importância é a adoção de práticas e soluções mais engenhosas na gestão de estoques, de sorte que seja viável o alinhamento com o sistema dos fornecedores e não se gastem muitos recursos da empresa com a aquisição de insumos e produtos de menor rotatividade, estando fora do período favorável para venda.

 

Centralização da rede logística

Um fator benéfico para a cadeia de suprimentos também é abrir centros de distribuição que se localizem em regiões estratégicas da distribuição de produtos, otimizando não só os processos de estocagem, mas principalmente a transferência desses artigos para os clientes. A partir de tal iniciativa, será possível a redução do número de entregas, além do aproveitamento melhor da circulação dos transportes na empresa.

Com isso, os custos operacionais também poderão ser abatidos. A redução da quilometragem nas operações logísticas não só proporcionam um impacto positivo nas finanças da sua organização, mas diminui a quantidade de caminhões nas estradas, reduzindo o congestionamento na rede rodoviária. Ou seja, a medida ainda tem uma pegada ecológica importante.

Como sua empresa está se posicionando em relação a essas medidas? Por acaso, as iniciativas vistas aqui já fazem parte dos planos de sua cadeia de suprimentos para os próximos anos? Se você tem alguma dúvida ou sugestão para fazer acerca desses assuntos, escreva para a gente nos comentários abaixo!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta