Como colocar o cliente em primeiro lugar? Aprenda a atender bem e fidelizar!

4 minutos para ler

Qualquer empresa busca vender mais a cada dia, oferecer melhores serviços e atendimento, além de conquistar novos mercados. Contudo, se os empreendimentos soubessem, de fato, como colocar o cliente em primeiro lugar, todos esses objetivos seriam alcançados mais rapidamente.

Neste post, apresentamos alguns elementos que você precisa entender para colocar o cliente em primeiro lugar e transformar os resultados do seu negócio. Confira!

Quais são as demandas do cliente no mercado atual?

O consumidor no cenário atual é nativo da internet e está altamente conectado, dialoga com as marcas, recebe ofertas a todo momento, mas coloca suas preferências acima de tudo. Desse modo, as empresas têm o dever de encontrar os consumidores, entender quais são as necessidades deles e engajá-los com eficiência.

Isso porque eles estão imersos em um ambiente digital hiperconectado e empoderados por informação, têm um comportamento imediatista bastante evidenciado e muitas possibilidades de escolha.

Como ele decide sobre determinado produto?

O perfil do cliente atual não é definido por gênero, faixa etária ou renda, mas sim por algumas características básicas que compõem a sua personalidade e são fatores essenciais de decisão, tais como:

  • socialmente conectado;

  • altamente informado;

  • sensível a preços;

  • confiante na opinião de outros usuários;

  • valorização da autopromoção;

  • preferência por gratificação instantânea;

  • inconscientemente seguro.

Por que é importante colocar o cliente em posição de destaque?

Antes de tudo, é preciso entender os objetivos da empresa. Se eles estiverem relacionados ao desejo de vender mais, crescer e conquistar uma vantagem competitiva, é relevante colocar o cliente em posição de evidência.

Como colocar o cliente em primeiro lugar?

Se você quer engajar os clientes, que serão os futuros promotores da sua marca, trazendo resultados ainda melhores para ela, confira essas dicas que vão além de colocar o cliente em primeiro lugar.

Atenda bem

Colocar o cliente em posição de destaque também significa oferecer a ele uma experiência personalizada. Quando uma marca alinha o atendimento humanizado e a comunicação às preferências e necessidades específicas do consumidor, ele se torna fiel à empresa, pois sente que a ela verdadeiramente se importa com ele.

Conheça as necessidades dele

São justamente as demandas ainda não identificadas que transformam a maneira como todas as pessoas se relacionam com o seu produto. Afinal, é a partir do entendimento dos modelos mentais dos consumidores que os profissionais envolvidos no desenvolvimento de um projeto da área de experiência do usuário obterão insights capazes de estimular a tão desejada inovação.

Seja transparente

Por exemplo, se é um atendimento por meio de chat, não basta apenas acrescentar mensagens a cada tela. É preciso utilizar termos de fácil compreensão para todos, porque um dos maiores erros é fazer uso de uma linguagem técnica com palavras rebuscadas durante a assistência. Até porque quem está do outro lado não é um especialista, mas sim uma pessoa que precisa de solução para o que está tentando resolver.

Peça feedbacks

Para o cliente, isso pode até soar como “trabalho extra”, pois nem sempre é legal. Porém, às vezes, o contrário também acontece — se o cliente se sentir lisonjeado por você ter pedido a opinião dele, por exemplo. Isso comprova que a sua empresa leva o consumidor a sério e dá a entender que pretende continuar desenvolvendo seus serviços com cada vez mais eficiência.

Obviamente, existem situações em que o cliente pode estar equivocado. Entretanto, não adote uma postura de contestação, apenas saiba ouvi-lo, tentando considerar tudo o que ele tem a dizer.

Por fim, é preciso ter em mente que o consumidor não é somente um meio de obter lucros. Conhecer suas demandas a fundo é uma postura que contribui bastante para a melhoria dos resultados de qualquer empresa. Por isso, a dica aqui é ter domínio completo sobre como colocar o cliente em primeiro lugar.

Se você gostou deste post, veja agora mesmo o passo a passo para alcançar a qualidade no atendimento ao cliente!

Posts relacionados

Deixe uma resposta