Como a transformação digital está guiando a experiência do cliente?

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Adequar-se à tecnologia é uma exigência do mercado. Por isso, é preciso que os empreendedores estejam preparados para se adaptar às transformações digitais: tanto em seus negócios, quanto no atendimento prestado aos clientes.

Existem diversas tendências que precisam ser acompanhadas para que não haja a perda de oportunidades de crescimento. A transformação digital trouxe novas vertentes poderosas de relacionamento entre consumidores e empresa.

Você está preparado para essas transformações? Leia o artigo até o final para dominar esse assunto. Vamos lá?

 

O que é transformação digital?

Antes de tudo, é preciso ter uma visão bem clara do que é transformação digital. Isso porque muitas pessoas têm apenas uma visão superficial sobre o assunto ou tiveram um pequeno contato com esse tema.

A transformação digital corresponde a um conjunto de medidas e atitudes adotadas por uma empresa, a fim de usar a tecnologia como base para seus processos. Em outras palavras, as inovações tecnológicas e o ambiente digital em geral são utilizados para dar mais voz ao cliente.

Com isso, o engajamento e a relação cliente-empresa alcança um outro nível de profundidade, o que impacta diretamente em diversos outros pontos e questões estratégicas do empreendimento.

 

Qual a importância das empresas se adaptarem à transformação digital?

A tecnologia já mostrou em diversos outros setores que tem uma grande capacidade disruptiva. Desse modo, não se adaptar pode ser uma estratégia que dificulte a perpetuação da empresa no mercado.

Outro ponto importante é o fato da íntima relação entre a transformação digital e o cliente. Um exemplo prático desse fenômeno é a adoção de atendimentos automatizados. Há diversos bots (robôs de envio de mensagem) que conseguem se comunicar de forma personalizada e fluída com cada tipo de cliente.

Tudo isso ocorre sem a necessidade do uso da cognição humana para executar esse tipo de tarefa. O exemplo acima demonstra como a transformação digital e o cliente estão intimamente correlacionados.

 

Quais estratégias adotar na transformação digital da sua empresa?

Agora que você já sabe um pouco mais do que é a transformação digital, confira algumas estratégias práticas para implementá-la no seu negócio. Continue a leitura!

 

  • Personalizar experiência do cliente

As grandes redes mundiais de franquias e multinacionais sabem que oferecer uma experiência de compra é muito mais valioso do que focar em apenas vender um produto. Por isso, é interessante utilizar as ferramentas e diferenciais do negócio para fidelizar o cliente. Ofertar produtos personalizados, atendimentos direcionados e campanhas publicitárias inteligentes são algumas das melhores recomendações.

 

  • Fornecer uma experiência multicanal

O multicanal é outra estratégia muito interessante. É possível criar contato e se relacionar com o cliente pelas redes sociais, aplicativos, e-mail marketing, dentre outros. O importante é sempre mantê-lo próximo da sua empresa. Portanto, foque nesse aspecto!

Ao longo do texto, foi possível descobrir que há diversas oportunidades ao fazer o uso produtivo da transformação digital e o cliente. É muito recomendável fazer uma análise geral da empresa antes de decidir seguir uma linha de atuação, pois em cada negócio há características específicas.

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