Como a Robótica na Logística pode ser útil nas operações da sua empresa?

4 minutos para ler

A possibilidade de vendas em escala exponencial, em âmbito global devido as facilidades trazidas pela internet, faz a robótica na logística ganhar sentido para empresas globais. 

No Brasil, há sinais de grandes empresas investindo nesta área, porém pequenas e médias empresas, também tem a chance de desfrutar dos benefícios da robótica.

Para isso, novos modelos de negócio vêm surgindo para atender essa demanda.

Mas onde a robótica pode ser usada na logística e quais são realmente os benefícios que ela traz para empresa?

Este é o tema deste artigo. Leia até o fim para ficar por dentro do assunto.  

Por que falar de robótica na logística? 

Antes de falarmos da robótica na logística, vale entender porque esse tema está em alta.

No ano de 2021, houve um aumento de 20% em investimentos em robótica, segundo a Gartner, que prevê para o mesmo ano uma receita global no setor de US$ 1,89 bilhões. 

Essa demanda por robôs faz todo sentido quando pensamos no aumento exponencial de vendas por e-commerce nos últimos anos. 

O mais interessante é que para atender a demanda de pequenas e médias empresas, houve o crescimento no uso dos chamados cobots – robôs colaborativos de 17% por ano. 

Isso porque eles são adaptáveis a atividade do negócio e tamanho da empresa, além de ter um menor custo.

Como a robótica na logística coopera nas operações?

No cenário atual a robótica na logística tem sido mais utilizada em centros de distribuição e armazéns

As tarefas mais comuns e feitas com agilidade e perfeição são as atividades de manuseio dos produtos, encaixotamento, paletização e empilhamento. 

Conforme o modelo do robô, ele é capaz de levantar caixas pesadas e movê-las pelos corredores, selecionar caixas e empilhá-las em uma área selecionada. 

Essas tarefas com o auxílio da robótica ganharam agilidade e os robôs passaram a ser extremamente úteis em tarefas de movimentos repetitivos.

E ainda carregar e manusear cargas de grande volume e com grandes dimensões, otimizando a rotina desses setores.

Principais benefícios da robótica na logística

A modernização da robótica na logística representa a conversão em benefícios para as empresas como impactos na qualidade do produto e no custo final para o cliente. 

Somente esses dois últimos aspectos citados já trazem vantagens competitivas, mas pensando nas rotinas operacionais, podemos também citar: 

  • Velocidade no manuseio de cargas pesadas;
  • Padronização;
  • Segurança;
  • Menor custo operacional;
  • Constância e maior tempo de produção, precisando de paradas somente para manutenção;
  • Aumento da produtividade;
  • Precisão nas atividades;
  • Baixo custo de manutenção.

Investir em robótica além de modernizar a empresa, aumenta a flexibilidade do negócio em poder atender as diferentes necessidades dos clientes

Além disso, especialistas afirmam que os custos investidos para implantar a robótica na logística, o chamado payback, pode ser recuperado num prazo máximo de 3 anos. 

Por isso, vale a pena pensar nessa estratégia, assim a sua empresa pode dar um salto na competitividade de mercado e ainda otimizar rotinas nas operações logísticas

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe um comentário