Em uma era onde qualquer pessoa ou marca pode ser cancelada por atitudes que não agradam o público, e que principalmente os negócios online estão em alta, pensar na reputação logística do seu negócio realmente importa.
Atrasos na entrega, produtos danificados, entre outros problemas que podem ocorrer de falhas logísticas, tem grande poder de prejudicar a credibilidade da sua empresa.
Por isso, veremos hoje como a reputação logística pode impactar o seu negócio, seja positivo ou negativamente, e ainda mais, formas de reduzir os riscos!
Leia o artigo para saber mais!
Impactos negativos da reputação logística da sua empresa
Quem trabalha no ramo logístico sabe o quanto a gestão dessa área é desafiadora e requer uma atenção minuciosa para redução de custos, satisfazer a demanda e por fim, torná-lo um setor estratégico para empresa.
Mas, e quando a empresa falha em alguma etapa dessa área?
Dependendo do tamanho da falha, pode levar um bom tempo para resolução e as consequências para lucratividade e consistência da empresa podem ser grandes.
Vejamos alguns desses impactos:
- Atrasos de materiais, armazéns e estoques lotados;
- Entregas atrasadas;
- Clientes insatisfeitos;
- Equipe mal alocada e mão de obra cara;
- Transportes ineficientes.
Impactos positivos da reputação logística da sua empresa
Em contraste ao cenário negativo, uma logística eficiente melhora a reputação da empresa e isso se reverte em ganhos.
Só para ilustrar, podemos citar a agilidade, que faz com que seus clientes fiquem satisfeitos e com isso, ajude a sua marca a fidelizá-los.
E da mesma forma, uma logística fluída contribui com a economia, com um estoque otimizado e por fim, um melhor atendimento ao cliente.
Visto que uma boa gestão logística é fundamental para alcançar esses resultados, confira no próximo tópico o que pode ser feito para diminuir os riscos no seu negócio.
Como reduzir riscos e usar a reputação logística a seu favor?
Faça a medição da sua credibilidade
O primeiro passo para você evitar grandes riscos é medir como está a reputação da sua empresa na percepção dos consumidores para saber como está a sua credibilidade no mercado.
A partir dessa informação você pode pensar em estratégias mais certeiras para a sua empresa.
Amplie sua rede de fornecedores
Além de buscar parceiros com boa reputação para que nenhum mau serviço de terceiros respingue na sua marca, busque ampliar sua rede de fornecedores, tomando o mesmo cuidado.
Assim, você consegue diversificar e se proteger caso ocorra algum problema.
Tenha um plano de riscos
Isso requer uma avaliação de possíveis problemas com fornecedores ou em sua operação, e te dará mais visibilidade para encontrar alternativas.
Invista em soluções tecnológicas
Atualmente o principal meio para obter visibilidade em tempo real e agilidade na resolução de problemas é com a tecnologia, não tem como fugir dessa realidade.
Além disso, ela será a sua aliada na prevenção de perdas e desastres.
Portanto, se planeje e invista na integridade da reputação logística da sua empresa.
Ter ciência sobre os impactos potenciais e planejar para eles, é a chave para a melhor performance do seu negócio.
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