A falta de produtos em estoque é um erro recorrente nas empresas e muitas vezes não recebe a devida atenção. Alguns gestores acreditam que o seu cliente ao não encontrar um produto, simplesmente o substituirá por outro ou comprará quando o produto voltar, mas não é bem essa a realidade. Para saber como seu cliente reage a falta de produtos no estoque e como isto afeta o seu negócio, leia este texto na íntegra e saiba como prevenir este erro!
Quais os efeitos negativos da falta de produtos para o seu negócio?
O que é preciso levar em consideração, antes de negligenciar a gestão de estoque, é que a falta de produtos vai além de uma desistência de compra e uma redução de custo pontual.
Este ocorrido afeta negativamente tanto fornecedores, revendedores e o cliente final.
Entre os impactos negativos que são causados em fornecedores e revendedores podemos citar:
- Impacto reduzido das promoções;
- Percepção distorcida da demanda da loja;
- Perda de vendas diretas;
- Fidelidade à marca prejudicada;
- Aumento dos custos operacionais.
E o cliente? Você sabe como ele reage à falta de produtos?
De forma geral os consumidores tendem a ter pouca paciência com a falta de produtos em estoque.
Algumas pesquisas de marketing apontam que quando eles não encontram os produtos desejados nas lojas tendem a agir da seguinte forma:
- Encontram um substituto da mesma marca;
- Substituem por uma marca diferente;
- Atrasam sua compra até que o produto volte à loja específica;
- Não compram mais o item;
- Compram o item em outra loja.
Todas as consequências são ruins, mas mudar de marca ou loja significa perder uma fatia do seu mercado, e se pensarmos no contexto online, o dano pode ser exponencial.
Além do mais, 30% dos consumidores sentem que a falta de produtos em estoque prejudica a sua experiência de compra, afetando assim a satisfação do cliente e a reputação da marca.
Como prevenir a falta de produtos no seu estoque?
Felizmente, o problema da falta de estoque pode ser resolvido proativamente e você pode garantir que seu cliente e parceiros continuem investindo no seu negócio.
Como fazer isso? Aqui segue algumas dicas:
- Tenha realvisibilidade do seu estoque e quais produtos estão em alta demanda.
- Ajuste as entregas para atender a demanda baseando-se em dados históricos de estoque e flutuações sazonais.
- Saiba qual a capacidade de seus fornecedores, caso seja necessárias mudanças nas encomendas em pouco tempo.
- Invista em um sistema ERP Integrado: um sistema de controle de estoque irá contribuir para a automação de registros, redução de erros e retrabalho.
Você pode reduzir os efeitos negativos da falta de estoque investindo em boas ferramentas e conhecendo de perto seus fornecedores.
Como vimos, encontrar as prateleiras vazias não é apenas uma frustração momentânea do consumidor.
Ainda que corrigir a falta de estoque signifique um alto investimento, reflita se realmente sua empresa pode se dar ao luxo de ter tantos prejuízos e ainda, perder clientes.
A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.
Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.
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