Como a falta de produtos em estoque pode levar a perda de clientes?

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A falta de produtos em estoque é um erro recorrente nas empresas e muitas vezes não recebe a devida atenção.

Alguns gestores acreditam que o seu cliente ao não encontrar um produto, simplesmente o substituirá por outro ou comprará quando o produto voltar, mas não é bem essa a realidade.

Para saber como seu cliente reage a falta de produtos no estoque e como isto afeta o seu negócio, leia este texto na íntegra e saiba como prevenir este erro! 

Quais os efeitos negativos da falta de produtos para o seu negócio?

O que é preciso levar em consideração, antes de negligenciar a gestão de estoque, é que a falta de produtos vai além de uma desistência de compra e uma redução de custo pontual.

Este ocorrido afeta negativamente tanto fornecedores, revendedores e o cliente final. 

Entre os impactos negativos que são causados em fornecedores e revendedores podemos citar: 

  • Impacto reduzido das promoções;
  • Percepção distorcida da demanda da loja;
  • Perda de vendas diretas;
  • Fidelidade à marca prejudicada;
  • Aumento dos custos operacionais.

E o cliente? Você sabe como ele reage à falta de produtos?

De forma geral os consumidores tendem a ter pouca paciência com a falta de produtos em estoque. 

Algumas pesquisas de marketing apontam que quando eles não encontram os produtos desejados nas lojas tendem a agir da seguinte forma: 

  • Encontram um substituto da mesma marca;
  • Substituem por uma marca diferente;
  • Atrasam sua compra até que o produto volte à loja específica;
  • Não compram mais o item;
  • Compram o item em outra loja. 

Todas as consequências são ruins, mas mudar de marca ou loja significa perder uma fatia do seu mercado, e se pensarmos no contexto online, o dano pode ser exponencial.

Além do mais, 30% dos consumidores sentem que a falta de produtos em estoque prejudica a sua experiência de compra, afetando assim a satisfação do cliente e a reputação da marca.

Como prevenir a falta de produtos no seu estoque? 

Felizmente, o problema da falta de estoque pode ser resolvido proativamente e você pode garantir que seu cliente e parceiros continuem investindo no seu negócio.

Como fazer isso? Aqui segue algumas dicas:

  • Tenha realvisibilidade do seu estoque e quais produtos estão em alta demanda.
  • Ajuste as entregas para atender a demanda baseando-se em dados históricos de estoque e flutuações sazonais.
  • Saiba qual a capacidade de seus fornecedores, caso seja necessárias mudanças nas encomendas em pouco tempo.
  • Invista em um sistema ERP Integrado: um sistema de controle de estoque irá contribuir para a automação de registros, redução de erros e retrabalho.

Você pode reduzir os efeitos negativos da falta de estoque investindo em boas ferramentas e conhecendo de perto seus fornecedores.

Como vimos, encontrar as prateleiras vazias não é apenas uma frustração momentânea do consumidor. 

Ainda que corrigir a falta de estoque signifique um alto investimento, reflita se realmente sua empresa pode se dar ao luxo de ter tantos prejuízos e ainda, perder clientes. 

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