O Covid-19 impactou severamente a vida social e a operação dos negócios em 2020, o que estimulou o uso da tecnologia e automação para driblar esse problema.
O uso da automação veio como novo fôlego para as empresas, trazendo novas possibilidades estratégicas.
Para que você entenda como tem sido o processo de automação nas empresas durante a pandemia e como isto tem impulsionado os negócios, leia mais a seguir!
Impacto do Covid-19 no processo de automação das empresas
Certamente você foi impactado pelas restrições preventivas que vieram com o Covid-19, e o mesmo ocorreu com as empresas.
A automação, pensada para fazer o “trabalho pesado” do ser humano, aumentando a eficiência e agilidade de processos, foi a resposta para lidar com esses obstáculos.
Ao que tudo indica, a busca por esta solução tende a crescer.
Segundo a agência Ernst & Young, 36% das empresas estão acelerando seus planos de implementar o RPA – sigla para automação de processos robóticos.
Realidade não tão distante do Brasil, que apesar do afastamento social, não parou com seu abastecimento no setor industrial.
Acredita-se que quanto mais tempo perdurar a pandemia, mais atraente será a ideia de automação para as empresas.
Mas enfim, como a automação tem impulsionado as empresas durante a pandemia?
Veremos a seguir alguns exemplos.
· Respondendo às demandas rapidamente
O RPA permitiu que as empresas atendessem as demandas que aumentaram subitamente, sem pôr em risco a saúde dos funcionários.
Temos como exemplo o aumento no pedido de produtos de higienização por hospitais.
· Aumentando a segurança
A automação diminui o ponto de contato humano nos processos de trabalho, fato que contribuiu para que empresas reabrissem com medidas de segurança mais apropriadas.
É o caso de frigoríficos que adotaram sistema de automação para embalagens, diminuindo também os riscos de contaminação na carne.
· Reduzindo gastos e desperdícios
Com as aplicações de RPA, as empresas têm a possibilidade de gerenciar remotamente alguns processos, administrar recursos de software, hardware e simplificar relatórios.
Tudo isso contribui para a redução de falhas, atrasos, gastos e desperdícios em sua capacidade de produção.
· Aumentando a Produtividade
Uma pesquisa do Instituto Global McKinsey concluiu que empresas que aplicaram RPA ganharam significativamente em desempenho e assumiram a liderança de seus setores.
Isto porque 48% do tempo do trabalho humano é ocupado por tarefas repetitivas, ao automatizá-las, ficam para os funcionários tarefas criativas e estratégicas.
· Diminuindo os erros
Ao automatizar tarefas repetitivas, os processos se tornam mais inteligentes e produtivos, reduzindo a incidência de erros e melhorando a qualidade do serviço.
A pressão e o cansaço que as pessoas sentem numa intensa rotina de trabalho, são substituídas por rotinas otimizadas e aumento na eficiência da produção.
Concluindo, a automação nas empresas é um caminho sem volta, devido à sua capacidade de potencializar qualquer negócio.
Com uma visão otimista em relação aos empregos, as pessoas ganharão em habilidades criativas, interpessoais e na melhoria das operações.
A automação exigirá de pessoas e organizações uma rápida adaptação.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!
0 comentários