Qual é a importância do Chief Automation Officer para a empresa?

4 minutos para ler

A transformação digital leva a uma série de mudanças internas nas organizações, com o objetivo de trazer melhor produtividade e fluxos de trabalho mais organizados em sua empresa. Com isso, é normal que se implemente uma série de medidas tecnológicas para este fim, como as automações.

Diante deste cenário, surge a importância do Chief Automation Officer. Vamos falar mais sobre ele neste artigo, suas atribuições, e quando é necessária a sua implementação nas organizações. Então, boa leitura e tire suas dúvidas sobre o tema.

O que é o Chief Automation Officer?

O Chief Automation Officer é o diretor responsável por controlar a adesão aos processos de automação dentro das organizações. Sendo assim, ele centraliza essas questões em suas mãos, de forma que as mudanças, independentemente do setor, devem passar pelas mãos desse profissional.

Qual o papel que esse profissional exerce?

O Chief Automation Officer (CAO) é o responsável por supervisionar os processos corporativos de adesão à automação. Ele deve, assim, concentrar os esforços necessários para adotar as medidas corretas, com as tecnologias adequadas, gerando processos sustentáveis de adesão.

Dessa forma, ele deve observar de que forma é possível realizar uma transformação eficiente, melhorando os fluxos de trabalho e aplicar as soluções adequadas para cada setor, já que cada um deles tem demandas diferentes e, portanto, um software específico não necessariamente atende às questões da empresa como um todo.

Sendo assim, além de considerar as peculiaridades e necessidades de cada setor, ele também precisa realizar um equilíbrio entre essas questões e o orçamento da organização como um todo, tornando o processo mais otimizado e favorável para o negócio como um todo.

Qual a importância do CAO para a empresa?

O CAO tem um papel cada vez mais importante para as organizações, principalmente no contexto de transformação digital. Isso porque o processo de automação será a realidade dos negócios, nos mais diferentes setores, nos próximos anos.

Para isso, o processo deve ser realizado com cuidado e de forma estratégica, para que a empresa possa ter, de fato, o retorno sobre o investimento na adoção de soluções desta natureza.

Sendo assim, ele deve ter um olhar analítico e estratégico sobre os setores específicos como um todo. Por isso, a centralização é fundamental para que seja possível gerar um ecossistema de automação eficiente.

Qual o momento adequado de investir neste profissional?

Uma dúvida comum da alta gestão das organizações é identificar qual é o momento adequado de investir nesse cargo de diretoria em sua empresa. Ainda não é comum encontrar o CAO nas empresas.

Alguns pontos podem evidenciar o momento no qual é mais adequado à implementação desse cargo nas organizações. São eles:

  • quem queira diferenciar os cargos de CAO e Chief Digital Officer (CDO), responsável por outras questões relacionadas com a digitalização da cultura da empresa;
  • quem precisa de um melhor alinhamento das estratégias do negócio no quesito de automação;
  • quem deseja tomar decisões alinhadas não só com o departamento de TI, mas também com uma visão corporativa;
  • quem deseja um maior suporte para a transformação digital em seu negócio.

O Chief Automation Officer é um cargo importante para quem deseja transformar a sua empresa, aderindo a soluções necessárias para o crescimento da organização. Por isso, considere a adesão desse cargo em seu negócio e veja os benefícios para a sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Então assine nossa newsletter e receba outras dicas imperdíveis em seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe uma resposta