Case de Sucesso – Touchless Order Process 

4 minutos para ler

Tornando processos rápidos e eficientes

Ferramentas como Touchless Order Process tem se provado essencial em algumas empresas, pois problemas com falta de estoque pode ser desastroso para qualquer organização.  

Pensando nisso, queremos que conheça o case do Grupo Koehler, um empreendimento de nível global que se antecipou a esse tipo de risco.  

Sobre o Grupo Koehler e seu empreendimento

O Grupo Koehler foi fundado em 1807 na Alemanha e construiu sua história na indústria papeleira. 

Após 210 anos, o grupo cresceu e ganhou relevância internacional. Atualmente, na Alemanha a empresa tem 5 sedes e cerca de 2500 colaboradores. E ainda mais 3 sedes nos EUA.  

Apesar da produção de papéis especiais ser o core business do grupo, desde 2019 a empresa tem investido em energia renovável e se comprometeu em aumentar sua produção até 2030. 

Em 2020 a empresa tinha uma taxa de exportação de 70%. Hoje seu faturamento já chega a 1 bilhão de euros, além de fornecer papéis e cartões especiais para mais de 120 países.  

Como automatizar o abastecimento tendo vários fornecedores?

Na Alemanha, as plantas da Koehler possuem vários tanques e silos para armazenar seus insumos e matérias-primas para produção.  

A medição é feita de forma eletrônica e a informação fica disponível em uma sala de controle da empresa.  

Com receio de correr o risco de deixar a Koehler sem matéria-prima para a produção e com o intuito de planejar melhor a entrega, um dos fornecedores propôs a implementação de um sistema de Gestão Compartilhada de Estoque (VMI)

Assim, era possível ter maior visibilidade do estoque, consumo e forecast.  

A Koehler aceitou o desafio e com o êxito do sistema, solicitou a seus principais fornecedores a inclusão da mesma ferramentas, além de incluir esse quesito no contrato de novas negociações.  

Em pouco tempo, boa parte de seus tanques passaram a ser monitorados por seus fornecedores. 

Como a solução Touchless Order Process contribui com o Grupo Koehler?

A implementação dessas ferramentas foi facilitada, porque a Koehler já possuía tanques conectados ao sistema Orbit.  

E para digitalizar o processo de abastecimento, foi necessário integrar o sistema Orbit ao sistema SAP da Koehler, implementando a solução Touchless Order Process

Com isso, eram enviadas mensagens desde o envio de sugestão de pedido até a confirmação de recebimento do material próximo aos tanques da Koehler.  

Fornecedores que tinham seus sistemas ERP integrados com o sistema Orbit também enviavam automaticamente ordens de venda, confirmações e avisos de embarque.  

Os que optaram em não se integrar, conseguiam, ainda assim, enviar um aviso de embarque eletrônico (ASN), tornando possível o monitoramento da entrega.  

Os benefícios alcançados

Com a solução Touchless Order Process o grupo Koehler tem hoje 12 tanques conectados e mais 4100 pedidos automatizados por ano.  

E ainda mais, conquistou benefícios como:  

  • Mais tempo livre para atividades estratégicas; 
  • Visibilidade em todo ciclo do pedido; 
  • Ciclo do pedido mais curto; 
  • Menos tempo de caminhões parados aguardando descarga; 
  • Ampliação na integração com sistema de fornecedores; 
  • Melhoria no relacionamento com fornecedores.  

E as inovações não param por aí. Os próximos passos são ampliar a implementação do sistema VMI Tanques e Embalados com fornecedores em potencial.  

Quer ir além na sua empresa com soluções de integração? Entre em contato conosco e saiba qual a melhor estratégia para o seu negócio.  

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor! 

Posts relacionados

Deixe um comentário