Tornando processos rápidos e eficientes
Ferramentas como Touchless Order Process tem se provado essencial em algumas empresas, pois problemas com falta de estoque pode ser desastroso para qualquer organização.
Pensando nisso, queremos que conheça o case do Grupo Koehler, um empreendimento de nível global que se antecipou a esse tipo de risco.
Sobre o Grupo Koehler e seu empreendimento
O Grupo Koehler foi fundado em 1807 na Alemanha e construiu sua história na indústria papeleira.
Após 210 anos, o grupo cresceu e ganhou relevância internacional. Atualmente, na Alemanha a empresa tem 5 sedes e cerca de 2500 colaboradores. E ainda mais 3 sedes nos EUA.
Apesar da produção de papéis especiais ser o core business do grupo, desde 2019 a empresa tem investido em energia renovável e se comprometeu em aumentar sua produção até 2030.
Em 2020 a empresa tinha uma taxa de exportação de 70%. Hoje seu faturamento já chega a 1 bilhão de euros, além de fornecer papéis e cartões especiais para mais de 120 países.
Como automatizar o abastecimento tendo vários fornecedores?
Na Alemanha, as plantas da Koehler possuem vários tanques e silos para armazenar seus insumos e matérias-primas para produção.
A medição é feita de forma eletrônica e a informação fica disponível em uma sala de controle da empresa.
Com receio de correr o risco de deixar a Koehler sem matéria-prima para a produção e com o intuito de planejar melhor a entrega, um dos fornecedores propôs a implementação de um sistema de Gestão Compartilhada de Estoque (VMI).
Assim, era possível ter maior visibilidade do estoque, consumo e forecast.
A Koehler aceitou o desafio e com o êxito do sistema, solicitou a seus principais fornecedores a inclusão da mesma ferramentas, além de incluir esse quesito no contrato de novas negociações.
Em pouco tempo, boa parte de seus tanques passaram a ser monitorados por seus fornecedores.
Como a solução Touchless Order Process contribui com o Grupo Koehler?
A implementação dessas ferramentas foi facilitada, porque a Koehler já possuía tanques conectados ao sistema Orbit.
E para digitalizar o processo de abastecimento, foi necessário integrar o sistema Orbit ao sistema SAP da Koehler, implementando a solução Touchless Order Process.
Com isso, eram enviadas mensagens desde o envio de sugestão de pedido até a confirmação de recebimento do material próximo aos tanques da Koehler.
Fornecedores que tinham seus sistemas ERP integrados com o sistema Orbit também enviavam automaticamente ordens de venda, confirmações e avisos de embarque.
Os que optaram em não se integrar, conseguiam, ainda assim, enviar um aviso de embarque eletrônico (ASN), tornando possível o monitoramento da entrega.
Os benefícios alcançados
Com a solução Touchless Order Process o grupo Koehler tem hoje 12 tanques conectados e mais 4100 pedidos automatizados por ano.
E ainda mais, conquistou benefícios como:
- Mais tempo livre para atividades estratégicas;
- Visibilidade em todo ciclo do pedido;
- Ciclo do pedido mais curto;
- Menos tempo de caminhões parados aguardando descarga;
- Ampliação na integração com sistema de fornecedores;
- Melhoria no relacionamento com fornecedores.
E as inovações não param por aí. Os próximos passos são ampliar a implementação do sistema VMI Tanques e Embalados com fornecedores em potencial.
Quer ir além na sua empresa com soluções de integração? Entre em contato conosco e saiba qual a melhor estratégia para o seu negócio.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!
0 comentários