Cadeia de suprimentos um desafio para as empresas. Cadeia de suprimentos um desafio para as empresas.

Cadeia de suprimentos: um desafio para as empresas

5 minutos para ler

No atual cenário mercadológico — marcado pela forte concorrência, crise econômica e consumidores cada vez mais exigentes — as empresas têm que fazer o melhor para agradarem aos seus clientes, manter (ou aumentar) seus lucros e se tornarem referências no mercado. Por isso é a importante para a empresa ter uma excelente gestão da cadeia de suprimentos (ou SCM – Supply Chain Management).

Devido a tantas mudanças e evoluções, para ter sucesso no mundo corporativo é também indispensável que as companhias tenham os melhores serviços de logística, visando melhorar os seus processos e atender aos seus compradores, evitando que o supply chain se torne um desafio para as empresas.

No post de hoje, te convidamos a entender a importância da cadeia de suprimentos para as corporações. Confira!

 

Contar com os melhores fornecedores

Um dos grandes desafios das companhias é contar com os melhores fornecedores, que possam as abastecer de maneira satisfatória, entregando as mercadorias sem atraso dentro do orçamento e tempo previstos.

Com essa questão vemos a importância da cadeia de suprimentos, pois sua definição está em pensar de modo conceitual cada problema enfrentado pelas empresas. Isto é, está além da armazenagem e entrega de produtos e/ou serviços.

Um exemplo de como o supply chain resolve o problema com os fornecedores é o uso dos contratos de fidelidade. Neles, as organizações abastecem apenas para determinada companhia. Logo, a vantagem é que são reduzidos os índices de atraso de pedidos e a quantidade de produtos será adequada para satisfazer os clientes.

 

Satisfazer os clientes

Muitos setores de supply chain se tornam um gargalo, porque não conseguem atender aos compradores. Atualmente, com o avanço ao acesso das informações e o aumento da concorrência, os consumidores estão cada vez mais exigentes, demandando o melhor atendimento e os melhores serviços a preços acessíveis.

Diante dessa situação, a cadeia de suprimento se destaca por ter todo o seu processo focado no cliente. Em outras palavras, ela acompanha as tendências do mercado e o comportamento do cliente, priorizando a sua satisfação. Dessa forma, todas as ações estabelecidas permitem desenvolver todo o processo na empresa.

 

Otimizar processos

Com tantas mudanças e evoluções vivenciadas, as organizações devem buscar a cada dia os melhores procedimentos e a excelência em seus processos, para assim poderem prover os melhores serviços, com preços acessíveis, elevando a sua lucratividade.

Nesse caso, ter um ótimo supply chain é fundamental para a otimização de operações industriais, pois ele desenvolve 3 questões:

 

  • 1. Gerir pessoas

Os seus colaboradores são essenciais para que os processos sejam executados da melhor forma possível. É imprescindível investir na educação dos funcionários, qualificando-os para que eles estejam aptos a operarem a sua infraestrutura de transporte.

 

  • 2. Investir em infraestrutura

É importante contar com uma excelente infraestrutura de transporte. Equipamentos e veículos permitem ao supply chain se desenvolverem com qualidade, aumentando a competitividade da empresa através de ótimos serviços com custos reduzidos.

 

  • 3. Reduzir custos

De forma inteligente, a cadeia de suprimento aumenta o fluxo de entrada e saída de mercadoria e estoque, através de procedimentos que evitam atrasos dos processos, utilizando o mínimo possível de capital de terceiros.

Com a otimização de processos, você pode enxergar claramente que o supply chain está focado em agregar valor aos serviços e ou produtos.

 

Agregar valores através da gestão da cadeia de suprimentos

Com tantas mudanças e evoluções no mercado, que se torna a cada dia mais competitivo e dinâmico, o cliente já sabe que as organizações possuem praticamente o mesmo nível de qualidade. Logo, ele optará pela empresa que lhe prover melhores vantagens e superar suas expectativas, ou seja, é o valor que o serviço e ou produto lhe agrega.

Diante desse cenário, é vital para sua empresa ter a melhor cadeia de suprimentos. Ela agrega e integra todos os processos, superando as expectativas dos compradores e atraindo novos consumidores.

Agora ficou claro como é importante à cadeia de suprimentos não é mesmo? Ficou alguma dúvida ou tem alguma ideia para compartilhar? Aproveite o espaço nos comentários e converse com a gente!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

 

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário