Cadeia de suprimentos: 3 dicas para melhorar a sua logística

4 minutos para ler

A gestão eficaz de uma cadeia de suprimentos pode trazer diversos benefícios e bons resultados para as empresas envolvidas. Como consequência disso, as empresas passam a competir como um grupo — e não isoladamente —, aumentando o seu potencial e obtendo vantagem competitiva.

No artigo de hoje vamos apresentar o fluxo inverso: como a gestão da cadeia de suprimentos pode contribuir para aprimorar processos internos e melhorar a logística da sua empresa. Continue lendo e saiba mais!

 

Integração dos processos e áreas

Uma das premissas principais de uma boa gestão da cadeia de suprimentos é que os elos que a compõem estejam altamente integrados. O principal fator que promove e mantém essas alianças é a comunicação.

Partindo desse princípio, para que as empresas possam estar conectadas entre si e para que o fluxo da comunicação seja eficaz na prática, a integração deve ocorrer primeiramente entre os setores internos da empresa. Isso quer dizer que as etapas devem estar bem alinhadas e os processos sequenciados e bem geridos.

Na logística, isso implica compartilhar informações com o setor de Compras em relação à aquisição de novos estoques e à contratação de transportes para garantir a distribuição; com o setor de Vendas, para prever a demanda e a sazonalidade do mercado, bem como provisionar a quantidade de veículos necessária para entregar os pedidos na data prevista.

 

Previsibilidade dos estoques

Como apontamos no tópico anterior, a integração faz com que seja possível planejar a demanda e programar o estoque de forma que se atinga o nível máximo de atendimento de pedidos. Por meio disso, é possível obter uma previsibilidade maior dos níveis e composição do estoques, garantindo mais vendas, evitando faltas e excessos, e reduzindo desperdícios e perdas.

Além disso, o VMI — Vendor Managed Inventory ou estoque gerido pelo fornecedor — permite que o estoque da empresa seja administrado diretamente pelo fornecedor. Isso faz com que a empresa não precise se preocupar com as requisições de compras, visto que o próprio fornecedor dispõe das informações sobre o estoque pode, então, decidir entre as melhores opções de reabastecimento.

Tal vantagem dificilmente seria obtida se não houvesse integração e uma boa gestão da cadeia de suprimentos.

 

Programação de transporte

Falamos acima sobre como o setor de vendas pode contribuir, por meio da gestão da carteira de pedidos, na previsão da necessidade de veículos.

Com a integração entre Vendas e Logística é possível criar uma gestão bem mais assertiva do processo de transporte, na medida em que a empresa pode enviar, de forma antecipada, informações reais a partir da sua demanda de veículos, evitando, assim, a falta de transporte em circulação e a falta de movimentação das cargas na expedição — elementos que acabam aumentando o tempo do ciclo do pedido.

A gestão da cadeia de suprimentos deve ter uma visão macro dos processos e das empresas envolvidas. Contudo, vemos que é possível obter benefícios e aprimorar a gestão dos processos, mesmo que operacionais — como controle de estoques e administração de transportes —, garantindo uma logística ainda mais eficiente.

Você já sabia da relação entre logística e cadeia de suprimentos? Ficou claro como é possível obter benefícios por meio de uma boa gestão? Aproveite os comentários e nos deixe saber quais são suas experiências sobre esse assunto!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário