Business Process Outsourcing: tudo que você precisa saber!

4 minutos para ler

Business Process Outsourcing (BPO) é uma solução que permite a sua empresa terceirizar processos não essenciais. BPO é a forma mais flexível de terceirização, envolvendo uma estreita ligação entre ambas as organizações.

Diferentemente da fragmentação de projetos individuais, com prazos e orçamentos específicos, a terceirização de processos pode não ter restrições fixas de tempo ou orçamento. A empresa contratada não se responsabiliza apenas por alguma tarefa isolada, mas por toda uma área funcional do negócio. Quer saber mais? Confira o post que preparamos!

Objetivos principais do Business Process Outsourcing

O principal objetivo do Business Process Outsourcing é reduzir custos e otimizar a eficiência operacional, graças à competência e expertise da empresa contratada em processos ou tarefas relevantes para o seu negócio.

Se comparado à terceirização tradicional, o BPO oferece maiores reduções de custos a longo prazo. Porém, em alguns casos, esse não é o principal impulso que leva uma empresa a adotar essa solução.

Muitas partem de uma profunda necessidade de maior controle e previsibilidade de processos internos, como os relacionados à logística, por exemplo.

Benefícios do Business Process Outsourcing

Voltar o foco para o core business do seu negócio

Gerenciar um negócio é mais do que apenas efetivar a venda dos produtos e/ou serviços oferecidos. Você também deve cuidar de tarefas secundárias que não fazem parte do seu core business.

Garantia de qualidade, entradas de dados e manutenção do fluxo de trabalho são apenas algumas das tarefas que todas as empresas têm que lidar regularmente. Os gargalos tendem a aparecer, infelizmente, quando essas tarefas desviam sua organização dos processos que realmente importam na definição de sua lucratividade.

Contudo, ao se associar a uma empresa de Business Process Outsourcing, é possível voltar sua atenção, novamente, para o foco principal do seu negócio, incrementando a produtividade e a qualidade do trabalho realizado.

Contar com profissionais especializados e experientes

Para aproveitar ao máximo todo o potencial de sua organização, é preciso otimizar seus pontos fortes. Isso se relaciona à necessidade de delegar tarefas com atenção.

Seus vendedores altamente qualificados, por exemplo, poderiam fazer mais do que passar boa parte do tempo arquivando documentos em um computador. Um colaborador só pode aplicar plenamente suas habilidades se houver um contexto que permita isso, portanto, é essencial evitar o desperdício de talentos na empresa.

Além de terceirizar atribuições desse tipo, liberando sua equipe para fazer o que ela sabe, o Business Process Outsourcing garante que as funções secundárias sejam realizadas por profissionais especializados e experientes em cada uma dessas áreas.

Reduzir custos e otimizar o tempo no trabalho

A despeito do famoso ditado popular, tempo não é propriamente dinheiro — mas a capacidade de ganhar dinheiro. Quando tarefas secundárias exercem uma predominância indevida em sua organização, você acaba por bloquear essa capacidade.

Obviamente, é preciso concluir essas tarefas para manter o negócio funcionando, mas isso não significa que é necessário reduzir a sua rentabilidade.

Você não terá mais que sacrificar seus lucros se trabalhar com uma empresa de Business Process Outsourcing. A conta, na realidade, é bastante simples: como essas empresas cobram menos do que funcionários em tempo integral, você diminuirá despesas gerais.

Além disso, você receberá de volta um tempo precioso, o que permite gerar ainda mais receitas para o seu negócio.

Gostou do post? Então, siga-nos nas redes sociais e descubra muitas outras estratégias para alcançar seus objetivos! Estamos no Facebook e no Twitter!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário