A aplicação do big data na logística é um dos termos relacionados à tecnologia de informação mais importantes do momento. As empresas têm recorrido a esse tipo de programa para obter fontes confiáveis de dados, que podem ser utilizados na formulação de estratégias para melhorar o seu desempenho.
Mesmo que você não tenha conhecimento de como o big data pode ser utilizado no dia a dia, provavelmente já viu a ferramenta em ação. Sabe aqueles anúncios em sites visitados que demonstram outros produtos que foram pesquisados anteriormente? Então, esse é um dos usos mais simples para os dados coletados online.
Se você tem interesse em conhecer como a operação de transportes pode ser aprimorada, continue lendo!
O que é big data?
Como o próprio nome já sugere, trata-se de uma grande massa de dados coletados provenientes de várias fontes, principalmente da internet. A sua utilização tem o objetivo de melhorar a gestão e a performance de negócios no segmento logístico.
O seu funcionamento depende de 5 pilares ou 5 V’s:
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volume: relaciona a captura de um amplo volume de dados para análise posterior;
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variedade: os dados podem ser estruturados e não estruturados, como mensagens, vídeos, sons e fotos;
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velocidade: possibilita o estudo de um fenômeno ou comportamento em tempo real para viabilizar a tomada de decisão;
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veracidade: indica a qualidade da informação coletada, pois se baseia em interações;
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valor: além da ampla disponibilidade de informações, é importante compreender esse conteúdo para gerar valor para o negócio.
Qual é o impacto do big data na logística?
Essa é uma ferramenta extremamente valiosa quando bem utilizada e pode resultar em melhorias significativas na qualidade dos serviços e na satisfação dos clientes.
- Ajuda a traçar perfis de cliente
Hoje, quanto maior a quantidade de informações sobre o mercado consumidor, melhor. Além de dados demográficos, como o endereço da empresa e o seu segmento de atuação, é necessário conhecer o seu histórico de transações. Esses dados fornecem indicações de:
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quando há oscilação na procura;
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como os produtos são utilizados;
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qual é a frequência de reposição;
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qual é a necessidade de pedidos personalizados.
- Contribui para a antecipação das necessidades do consumidor
Com uma profunda compreensão do comportamento do cliente, o big data possibilita a melhoria do atendimento baseado na antecipação das demandas. O objetivo nesse cenário é facilitar o trabalho do consumidor. Um dos exemplos mais claros é a gestão do estoque do cliente feita pelo fornecedor. Esse método também é conhecido como Vendor Managed Inventory (VMI), e ajuda a programar o abastecimento, somente conforme a necessidade.
- Propicia a otimização das entregas
A atividade de distribuição de mercadorias exige dedicação ao seu controle para assegurar que os pedidos sejam entregues dentro do prazo. Porém, durante o trajeto, o motorista está sujeito a mudanças na intensidade do trânsito, problemas mecânicos e falta de eficiência da rota. Desse modo, os sistemas de GPS e roteirização ajudam a acompanhar a entrega em tempo real e traçar o trajeto mais ágil até o destino.
Para que o big data na logística obtenha os resultados esperados, é fundamental vencer a resistência contra a tecnologia. Esse resultado pode ser alcançado com a qualificação da equipe para o melhor aproveitamento dessa ferramenta.
Você quer conhecer mais sobre a relação entre tecnologia e logística? Se você quer saber como o seu negócio pode sair na frente da concorrência com esse tipo de aplicação, entre em contato conosco por meio de nosso site e conheça as nossas soluções.
ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.
Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.
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