Automatização de pedidos: como um sistema de gestão pode ajudar?

4 minutos para ler

A automatização de pedidos ocorre desde que passamos a usar os sistemas integrados, inicialmente apenas internamente. Com os setores e as unidades em plena comunicação, eliminamos muito retrabalho, vários cadastros com os mesmos dados para diferentes setores e muitos erros, gerados pela enorme carga de procedimentos manuais.

Esse passo eliminou a necessidade de digitar um mesmo pedido em vários departamentos, ou mesmo de fazer procedimentos de importação, por exemplo. Contudo, atualmente, passamos a pensar a automação de um modo mais abrangente, alcançando a mesma integração com outros participantes da cadeia, como fornecedores e clientes.

Com a transformação em curso, todas as empresas precisam correr para se adaptar, ou perderão produtividade e competitividade. Confira como fazer!

A implantação da automação de pedidos na logística

Nesse contexto, a implantação da automação na logística facilita o planejamento e, com isso, elimina gargalos que prejudicam a eficiência operacional e, em consequência, a satisfação dos clientes. As ferramentas e adequações necessárias envolvem um maior controle das atividades operacionais, a melhora da comunicação, a segurança de dados, a redução de custos e a flexibilização de procedimentos.

Com incrementos como a inteligência artificial e as aplicações que rodam em dispositivos mobile, a automação assumiu uma nova dinâmica e passou a permitir uma abordagem mais humanizada. Além disso, essas ferramentas estão evoluindo muito rápido, potencializando os ganhos que oferecem ao agregar novas funcionalidades e benefícios. A velocidade com que essas tecnologias são aprimoradas é difícil de ser acompanhada, o que fica impossível sem estruturar o negócio com a adoção de sistemas robustos e seguros.

Aliás, outra característica com que você deve preocupar-se é, justamente, o nível de segurança com que opera. A evolução da automação envolve compartilhamento de dados, e as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a privacidade delas, o que exige investir desde a estrutura básica.

O papel do sistema de gestão na automação

A automação começa com o atendimento de um requisito indispensável, que é o levantamento de dados confiáveis de estoque, transformados em informações de valor, apresentadas em tempo real e de fácil visualização, consulta e análise. São esses dados que permitem a execução automática de relatórios e de procedimentos operacionais que geram grande volume de trabalho. Portanto, aumentam a produtividade de forma significativa, quando automatizados. 

A medição de produtos embalados, granéis e líquidos, bem como a visualização em tempo real do inventário e a gestão eletrônica de pedidos em sistemas de clientes e fornecedores, que ocorre online, são bons exemplos do que você pode esperar com a automação e de um sistema de gestão. 

Essas características dos sistemas mais modernos, que agora trabalham com um nível de integração muito maior, em vários canais e por meio de plataformas digitais intuitivas, estendem a automação em toda a cadeia produtiva, otimizando processos de um modo realmente significativo e com alto impacto na lucratividade e na rentabilidade. 

Aqui na Orbit Logistics, desenvolvemos soluções altamente modernas e seguras, que oferecem excelente desempenho na automatização de pedidos, garantindo informações detalhadas das movimentações, das previsões e dos históricos. Uma das ferramentas fundamentais para isso é o Orbit POD, que é o nosso módulo de confirmação de entrega, acionado via smartphone. 

Você precisa conhecer mais detalhes aplicados à sua realidade, para avaliar o real impacto que podemos gerar na sua operação. Entre em contato e conte com o atendimento consultivo de nossa equipe!

Posts relacionados

Deixe uma resposta